Março

Actividades da DRA

04.Maio.2017

Em: Delegação Regional Açores

No mês de Março, a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses realizou nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, o workshop “Perturbações na aprendizagem da matemática: avaliação e intervenção precoce” , dinamizado por Lília Marcelino, Doutorada em Educação e Directora do Núcleo da Discalculia - Apoio psicopedagógico e formação.

Este workshop teve como objectivo procurar reforçar a atenção que deve ser dada ao despiste precoce, à promoção de competências numéricas precoces ao nível da educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática e transmitir competências necessárias para que os formandos consigam identificar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática.

Workshop "Perturbações na aprendizagem da matemática: avaliação e intervenção precoce"

Dinamizado pela Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realizado a 6, 7 e 8 de Março de 2017, em Angra do Heroísmo.

Deixe-nos uma frase sobre o evento para publicarmos no nosso site.

Foi um 1º passo importante no percurso dos números, com base numa metodologia dinâmica e inovadora.

É de grande importância os profissionais intervirem precocemente nesta área, de forma a prevenir problemas futuros que interfiram ao nível pessoal e escolar.

A formação foi a (re) descoberta e atribuição de significado à matemática.

Fazemos votos que este projecto possa ser aplicado ao ensino pré-escolar, dado a sua pertinência na intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem de matemática.

Dinamizado pela Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realizado a 13 de Março de 2017, na Horta.

Deixe-nos uma frase sobre o evento para publicarmos no nosso site.

O workshop permitiu perceber de que formadeve ser operacionalizada a intervenão nas perturbações da aprendizagem da matemática e a importântica das intervenções na matemática em educação da infância e 1ªciclo.

Permitiu fomentar a nossa vosualização mental e adoptar novas estratégicas mentais relativamente ao raciocínio numérico de uma forma muito lúdica e criativa

Foi uma formação muito diferente, que nos pôs verdadeiramente a pensar e a realizar cálculos de forma mais eficiente

Evento muito interessante! Quase como voltar à infância e aprender a matemática com "outros olhos".

Temos de voltar a ter nas nossas casas e nas salas do pré-escolar, dados e casinhas, pois brincando aprendemos melhor.

O todo é igual à soma das partes.

Vamos aprender matemática a brincar.

Foi extremamente enriquecedor e para percebermos a importância que a investigação tem na prática da psicologia.

A matemática ensinada de uma forma lúdica, em que brincar às casinhas se torna num método de ensino divertido!

A identificação das competências básicas na aprendizagem da matemática é fundamental para o ensino da matemática.

Uma forma divertida de presenciai aquilo que os alunos sentem durante a intervenção proposta.

Esta formação sensibiliza-nos cada vez mais para a importância da intervenção precoce em todos os domínios de aprendizagem e competências das nossas crianças.

Workshop incentivou a que se explorasse a problemática que é a discalculia. Existe ainda pouca bibliografia e material (manipulativo), para que se possa utilizar na prática.

Dinamizado pela Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realizado a 15, 16 e 17 de Março de 2017, em Ponta Delgada.

Deixe-nos uma frase sobre o evento para publicarmos no nosso site.

Bom momento de socialização.

Muito enriquecedora!

Momento de partilha de méodos e técnicas que vão auxiliar não só os docentes (na transissão dos conhecimento) como os alunos (nas diferentes formas de receção dos conhecimentos).

À descoberta de novos mundos...

" Aprender a brincar com os números". Parabéns.

Um desafio e a .....da aprendizagem da matemática das nossas alunas. Parabéns.