Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Selo Escola SaudávelMente – Boas práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo

Apresentação do Júri

04.Maio.2017

As mais de 100 candidaturas dos agrupamentos e escolas portuguesas ao "Selo Escola SaudávelMente", são reveladoras da preocupação dos estabelecimentos de ensino nacionais no que às boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo diz respeito. De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, Frederico Guedes, Isabel Henriques, Leandro S. Almeida, Margarida Gaspar de Matos e Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP e Presidente do Júri do "Selo Escola SaudávelMente").

Refira-se que o prazo de candidatura termina a 15 de Maio de 2017 e que os Selos serão atribuídos numa cerimónia a realizar no dia 2 de Junho de 2017 na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses e que contará com a presença de João Costa, Secretário de Estado da Educação (as inscrições e programa serão anunciados brevemente).

Notas biográficas do Júri

Frederico Guedes
Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar em Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas no âmbito do Serviço de Psicologia e Orientação – SPO. Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e Certificado de Qualificação de Formador atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área de Práticas de Aconselhamento e Orientação. É Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Membro Especialista em Psicologia da Educação.

Isabel Henriques
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com especialização na área de Desenvolvimento e Orientação Vocacional. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula profissional número 13533. Especialista em Psicologia Educacional. Psicóloga coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas do Fundão. Membro convidado da Task Force de Orientação (2012/2015) da Direção Geral de Educação (DGE), no âmbito da Euroguidance Portugal. Membro da CPCJ do Fundão desde a sua criação até ao ano de 1998. Esteve envolvida no surgimento da Escola Profissional do Fundão, tendo colaborado como psicóloga e coordenadora pedagógica até 1998.Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tem dinamizado formação em diversos contextos e para diferentes públicos. Tem apresentado comunicações e dinamizado grupos de trabalho em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da psicologia e orientação em contexto escolar. Tem participado em vários projetos, entre os quais destaca o Projeto da Educação Nacional para o Empreendedorismo (PNE) em 2006. Desde aí esta é uma área em que tem continuadamente investido.

Leandro S. Almeida
Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Autor de livros, capítulos de livros e artigos, sendo ainda autor de algumas provas de avaliação psicológica. Integrou o Conselho Nacional da Educação e o Instituto de Inovação Educacional. Presidiu à Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) e é membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo recebido recentemente o Prémio Ibérico de Psicologia instituído pela OPP (Portugal) e COP (Espanha).

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Investigadora sénior WJCR / ISPA e ISAMB / Faculdade de Medicina/ ULisboa (researcherid.com/rid/H-3824-2012). Psicóloga Clínica e da Saúde, especialista em Psicoterapia; Necessidades Especiais; e Psicologia do Desporto. Licenciada em Psicologia Clínica no ISPA (estágio no Hospital Stª Maria/Psiquiatria), Pós-Graduação em Psicologia da Educação no ISPA. Pós-graduação em Biologia Humana / Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais na Universidade Claude Bernard (estágio no Hospital Pierre Wertheimer). Doutorada na Faculdade de Motricidade Humana na área de Necessidades Educativas Especiais. Formação pós-doutoramento na área de promoção e educação para a saúde na SDSU, S. Diego (Medicina do Comportamento) e na QUT, Brisbane (Saúde Pública). Agregação em Saúde Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora nacional do estudo da OMS / HBSC entre outros estudos internacionais.

Sofia Ramalho (Presidente do Júri)
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar tem apostado na consultadoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Atualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação; integra a Comissão NAC - National Awarding Committee e coordena o Grupo de Trabalho de Intervenção do Psicólogo em Contexto Escolar, da OPP.