Jornal Público

“Há falta de psicólogos nos centros de saúde e estão mal distribuídos”

04.Agosto.2017

Em declarações ao Jornal Público, publicadas hoje 4 de Agosto de 2017, Isabel Trindade, Vice Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses e representante da OPP no grupo de trabalho “Prestação de Cuidados na área da Psicologia”, criado pelo Ministério da Saúde, defendeu uma vez mais a importância dos Psicólogos no SNS. Clique em “Ler Mais para ter acesso às notícias publicadas no Jornal "Público".

"Se as depressões, por exemplo, não forem tratadas numa fase inicial, as pessoas aparecem nos centros de saúde já quando estão a faltar ao emprego, a consumir muitos medicamentos. (...) Mas a nossa intervenção não se restringe à saúde mental. Há muito trabalho que pode ser feito. Nas doenças crónicas, na diabetes, por exemplo, podemos ajudar no incentivo ao auto-cuidado. Temos também o apoio a crianças e jovens, às grávidas."

"O que posso dizer é que, mesmo que tivéssemos um psicólogo para cada centro de saúde, isso não seria nada, só daria para fazer consultoria. E, olhando para o total de profissionais [917] identificado neste relatório, mesmo que fosse o dobro, eram poucos"

Clique no título da notícia para ler o conteúdo na integra:

"Há pessoas que têm a sorte de ter psicólogos no SNS. Outras não"

Temos duas centenas de psicólogos para quase 400 centros de saúde