Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

"A Exposição “Experimentar as Emoções” esteve exposta em dez locais diferentes e abrangeu cerca de 6500 visitantes

24.agosto.2017

Em: Delegação Regional Sul

Em 2016, a exposição esteve patente em três locais (sede da OPP, Escola Secundária de Mem Martins e Câmara Municipal de Loures) e, em 2017, continuou a sua exibição itinerante em mais sete locais na zona sul (Colégio Atlântico do Seixal, Escola Secundária da Amora, Escola Salesiana de Lisboa, Biblioteca Municipal da Câmara Municipal do Barreiro, Externato da Luz, Câmara Municipal da Lourinhã e Externato de S. José).

Os visitantes foram não só alunos dos mais diversos graus de escolaridade, mas também professores, funcionários e pais. Durante a sua exibição a exposição foi visitada por cerca de 1400 visitantes em 2016 e por 5100 visitantes em 2017. A exposição foi sempre acolhida de forma extremamente positiva por todos os interlocutores, na sua generalidade, psicólogos em exercício nos locais onde ocorreram as visitas.

Todos os intervenientes salientaram a forma inovadora como a exposição promoveu o conhecimento das emoções e os seus visitantes descreveram a visita como uma experiência transformadora da sua percepção e uma oportunidade para reflexão. Muitas vezes, a exposição foi usada pelos/as colegas psicólogos/as para trabalhar esta temática nos contextos em que se encontravam a intervir. Com o início do novo ano letivo que se avizinha, a exposição ainda estará patente em mais alguns locais.

A Direção Regional do Sul gostaria de expressar publicamente um agradecimento a todos aqueles que, de alguma forma, se envolveram neste projeto, em especial à Professora Sara Bahia pela sua exemplar dedicação e a todos/as os/as colegas psicólogos/as que a receberam nos diferentes locais.