Afirmações do Bastonário da OPP à margem da cerimónia de entrega dos selos “Escola SaudávelMente”

“Trabalho dos psicólogos começa a ser reconhecido pela tutela”

04.Outubro.2017

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) aproveitou a presença de João Costa, Secretário de Estado da Educação, na cerimónia de entrega dos selos “Escola SaudávelMente” para abordar a actual situação dos psicólogos nas escolas e adiantar os importantes passos que têm sido dados. João Costa anunciou que já se encontram abertos "parte significativa" dos concursos de psicólogos para as escolas ao abrigo do POCH.

Segundo o representante da OPP, é importante sublinhar a "alteração de discurso a que temos assistido e ao elevado reconhecimento dos psicólogos por parte desta equipa governativa que, passo-a-passo, vem concretizando o aumento do número de psicólogos". "É importante garantir a aposta na continuidade de muitos dos psicólogos através dos processos de recondução e que se continue a verificar uma melhoria das condições de exercício destes profissionais, ou seja, através de mais e melhor formação e de um melhor referencial", concluiu.

Já João Costa, além de anunciar o facto dos 200 psicólogos financiados pelo POCH estarem já a ser contratados, concordou com as palavras de Francisco Miranda Rodrigues, destacando o papel fundamental dos psicólogos nas escolas, afirmando mesmo que "não há escola sem psicólogos". De acordo com o Secretário de Estado da Educação, "ainda há muito por fazer nesta área" e que, com os instrumentos e meios que a tutela dispõe, "vão progressivamente investindo na melhoria das condições de exercício dos psicólogos, elementos fundamentais à promoção do bem-estar dos alunos". João Costa salientou ainda que é determinante "recuperarmos os indicadores ainda preocupantes ao nível do insucesso escolar e em particular a associação deste aos níveis sócio-económicos das famílias e as qualificações dos pais, algo que se constitui como uma enorme injustiça social que urge combater e onde os psicólogos têm um papel fundamental".

Para terminar, refira-se que a campanha "Escola SaudávelMente" (www.escolasaudavelmente.pt)foi um sucesso, tendo as 99 escolas e agrupamentos de escolas distinguidas recebido um "kit" que contempla três bandeiras de diversos tamanhos do selo, um troféu e um diploma.

Assista à entrevista de João Costa, Secretário de Estado da Educação, relativamente à campanha "Escola Saudávelmente".