II Encontro dos Psicólogos do Sul

06.novembro.2017

Em: Delegação Regional Sul

No dia 27 de Outubro realizou-se a 2ª edição do Encontro dos Psicólogos do Sul, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa. A Comissão Organizadora, presidida por Tiago Lino, reuniu um conjunto de pessoas provenientes de diversos pontos geográficos da região sul.

O evento contou com a participação de cerca de 200 psicólogos que, durante a manhã, tiveram oportunidade de escolher entre três Simpósios nas áreas da Psicologia Clínica e Saúde, Psicologia Educacional e da Psicologia Comunitária e das Organizações e, durante a tarde, assistiram à comunicação de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), à apresentação das reflexões decorrentes dos Simpósios e a um último painel dedicado às Áreas Emergentes da Psicologia. Ao longo do dia, foram 20 os oradores e moderadores que tornaram este Encontro um momento profissionalmente enriquecedor.

Ainda durante a tarde decorreu a apresentação e votação dos 13 posters em exposição. No final, foram selecionados três que se destacaram pela forma como apresentaram práticas profissionais, investigações e projetos de intervenção. O poster eleito pela Comissão Científica foi "IDEA na Grécia" da autoria de Maria Rita Dias Fonseca. O poster mais votado pelo público foi "O impacto das competências socio emocionais nas Necessidades Educativas Especiais", apresentado por Ana Isabel Soares e Cristina Homem Pereira, e a menção honrosa foi para o poster "CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita" das autoras Ana Margarida Simão, Ana Lúcia Agostinho, Janete Silva Moreira, Joana Marques, Sofia Oliveira, Telma Fernandes.

O Encontro cumpriu amplamente os objectivos a que se propôs – promover a notoriedade da intervenção psicológica desenvolvida pelos psicólogos da região Sul e a partilha e discussão entre colegas, a fim de potencializar a qualidade das intervenções que se encontram no terreno, valorizar a profissão e aumentar o envolvimento e participação de todos os colegas na vida da nossa Ordem.

A DR Sul gostaria de agradecer publicamente aos elementos que integraram a Comissão Organizadora, a Comissão Científica e o grupo de voluntários deste II Encontro, aos oradores, aos moderadores e, finalmente, a todos os participantes que estiveram presentes, que contribuíram para mais um evento de sucesso promovido pela DR Sul.

Clique aqui para ter acesso a todas as imagens captadas no II Encontro dos Psicólogos do Sul.