Reunião com o Presidente do Conselho de Administração do CH São João

Guia para Implementação dos Serviços / Unidades / Núcleos de Psicologia no SNS

01.Março.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), através da sua Vice-Presidente, Isabel Trindade, reuniu-se esta semana com o Presidente do Conselho de Administração do CH São João, Porto, no sentido de apresentar o Guia para Implementação dos Serviços/Unidades/Núcleos de Psicologia no SNS. Foi ainda apresentada total disponibilidade por parte da OPP para colaborar no processo de criação da unidade ou serviço de Psicologia naquela Unidade Hospitalar.

Recorde-se que, com base nas medidas apresentadas pelo Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Saúde em finais de 2016, da qual a OPP fez parte, com o objectivo de apresentar um relatório no âmbito do modelo de organização e de funcionamento da Psicologia Clínica e da Saúde no SNS, a Secretaria de Estado da Saúde publicou o Despacho n.º 11347/2017. Este documento veio determinar que o modelo de organização e funcionamento da Psicologia Clínica e da Saúde no SNS deve basear se no princípio da autonomia científica, técnica e funcional, e da colaboração interdisciplinar e interprofissional, numa perspectiva de cuidados de saúde integrados.

Neste sentido, surgiu este guia da OPP - que iremos disponibilizar muito brevemente - tendo em consideração que a especificidade das intervenções psicológicas, associada às necessidades e direitos dos cidadãos, implica a existência de serviços/unidades/núcleos de Psicologia com autonomia científica, técnica e funcional. Esta solução organizativa pretende que exista uma autonomia em relação a outra(s) unidade(s)/serviço(s) e que garanta, per si, uma distribuição e utilização equitativa e racional dos recursos pelos diferentes domínios de intervenção, contratualizando serviços psicológicos a nível interno (com os diferentes serviços e/ou unidades nos diferentes serviços de saúde) e avaliando o resultado das ações.

Assim, de acordo com o mesmo, os psicólogos no SNS, devem estar organizados em núcleos/unidades/serviços, seja nos cuidados de saúde primários, nos cuidados hospitalares ou continuados integrados, sem perda da integração nas equipas multidisciplinares nos diversos serviços e atividades em saúde.

Refira-se que a OPP irá continuar a realizar reuniões com as mais variadas unidades de saúde, com o objectivo de apresentar o guia em questão e de mostrar toda a sua disponibilidade e colaboração na sua implementação.