Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Enquanto conselheiro do CNOP

Bastonário da Ordem dos Psicólogos integra Conselho Nacional de Educação

04.Junho.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), através do seu Bastonário, Francisco Miranda Rodrigues, passará a representar na qualidade de conselheiro o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) no Conselho Nacional de Educação (CNE), após ter sido eleito por aquele órgão no passado dia 18 de Maio. Desta forma, passará a ser possível garantir mais contributos da área das ciências psicológicas para o trabalho deste órgão. Refira-se ainda que esta é uma aspiração antiga dos psicólogos e que só agora foi possível concretizar, sendo este mais um importante passo na afirmação e reconhecimento do papel dos psicólogos em contexto educacional.

Neste contexto, importa também destacar que os contextos educativos são áreas onde trabalham uma percentagem significativa dos psicólogos portugueses e que a Especialidade de Psicologia da Educação é a segunda com mais psicólogos especialistas, com cerca de 2.000 candidaturas aprovadas.

De salientar que o CNE é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República. Ao Conselho Nacional de Educação compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo. O CNE tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa.

Já o CNOP é a associação representativa das profissões liberais regulamentadas, cujo exercício exige a inscrição em vigor, numa Ordem profissional ou em associação de natureza jurídica equivalente.