20 de Outubro

Dia Mundial do Combate ao Bullying

19.Outubro.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou o desafio "Ilustrar uma Escola Saudável", dirigido aos alunos das escolas/agrupamentos de escolas distinguidos com o Selo Escola SaudávelMente 2016-2018, e que consistia na elaboração de propostas de ilustração ou vídeo de qualquer um dos conteúdos associados ao menu "Alunos" do site www.escolasaudavelmente.pt. Neste sentido, e uma vez que neste Sábado dia 20 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying, partilhamos o vídeo "Integrar toda a gente" feito por Beatriz Palha (16 anos), do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos.

Sabia que 1 em cada 5 crianças é vítima de bullying no espaço escolar? E que o cyberbullying tem vindo a propagar-se rapidamente?

O bullying não é um problema apenas das crianças, jovens, pais ou professores. É de todos nós. É um problema da escola inteira, pois pode transformar a escola num local de medo e violência, e criar graves problemas futuros nas nossas crianças.

Uma vez que a prevalência dos problemas de Saúde Psicológica entre as crianças e os adolescentes tem aumentado nos últimos anos, sendo que uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de Saúde Psicológica, a OPP lançou a campanha Escola SaudávelMente, que, além de distinguir as escolas que demonstrem um forte compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa, também tem um site onde poderão ser obtidas diversas informações e recursos para os diferentes agentes educativos.

As competências e capacidades dos Psicólogos da Educação constituem um apoio fundamental para as realidades individuais, sociais e económicas dos contextos educativos, sendo inúmeras as evidências científicas da eficácia, do custo-benefício e dos resultados positivos da sua acção. As competências e multiplicidade de funções dos Psicólogos da Educação, que lhes permitem actuar como agentes de mudança, valorizam os contextos educativos e contribuem para uma prestação de serviços mais eficaz.

Clique aqui para aceder ao Perfil dos Psicólogos na Educação. Para mais recursos e informações, aceda a www.escolasaudavelmente.pt