Psicologia da Justiça

Ordem dos Psicólogos Portugueses assina protocolo com Conselho Superior de Magistratura

23.Novembro.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses, através do Bastonário, Francisco Miranda Rodrigues, assinou recentemente um protocolo com o Conselho Superior de Magistratura, representado pelo Vice-Presidente, Mário Belo.

O objectivo deste acordo passa por impulsionar a colaboração entra ambas as instituições e desenvolver diversas acções, como a sensibilização e informação aos Juízes, a partilha de conhecimento sobre as linhas de orientação para a prática preparadas pela OPP sobre temáticas relacionadas com a Justiça, e no desenvolvimento de actividades formativas conjuntas.

O coaching psicológico no âmbito da justiça, os riscos psicossociais dos diferentes profissionais no contexto da Justiça e a produção de investigação de interesse inequívoco para a Psicologia no contexto da Justiça também serão alvo de um esforço conjunto.

Destaque igualmente para a participação, de forma articulada, na elaboração de contributos, pareceres e estudos no âmbito da Psicologia, em especial da Psicologia da Justiça, na partilha de resultados de estudos e/ou informação científica úteis para a prática de diferentes profissionais no contexto em questão e na colaboração na realização de projetos no âmbito da Psicologia da Justiça, de acordo com os recursos disponíveis. A promoção de Anos Profissionais Júnior neste contexto também é parte integrante deste protocolo.