Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Trilhos da Psicologia em Setúbal

11.Fevereiro.2019

Em: Delegação Regional Sul

Nos dias 7 e 8 de fevereiro realizou-se mais uma edição dos "Trilhos da Psicologia" da Delegação Regional do Sul da OPP, desta vez, pelo distrito de Setúbal. A equipa da DR Sul, composta pela sua Presidente, Raquel Raimundo, e duas das vogais Ana Meira e Carla Fernandes, realizaram duas visitas a instituições e duas reuniões com psicólogos de diversas áreas de intervenção, nas quais foram envolvidos um total de 53 colegas dos concelhos de Setúbal, Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcácer do Sal.

No dia 7 a equipa da DR Sul, acompanhada pelo Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, e por Teresa Espassandim, elemento da Direção Nacional da OPP, visitaram a APPACDM de Setúbal onde reuniram com 11 psicólogas que trabalham nas diversas respostas sociais desta instituição. Neste dia, ainda no período da tarde, a comitiva da OPP esteve na Cáritas de Setúbal, mais precisamente no Centro Social Nossa Senhora da Paz, onde reuniu com as 6 psicólogas da instituição.

No dia 8 a DR Sul foi até Santo André - Santiago do Cacém. Raquel Raimundo, Presidente da DR Sul, dinamizou uma ação de sensibilização acerca da "Saúde Mental: prevalência, estigma e como pedir ajuda", dirigida a 100 alunos dos 9° e 11° anos de escolaridade, da Escola Secundária Padre António Macedo. A seguir a este momento com os alunos, a DR Sul realizou na mesma escola uma reunião com 13 psicólogos/as que exercem a sua atividade em contexto educativo oriundos de diversos Agrupamentos de Escolas, de uma Escola Secundária e de um Centro de Formação Profissional (AE do Cercal, AE de Grândola, AE Prof. Arménio Lança, AE de Santo André, AE de Sines, AE do Torrão, CENFIM - Núcleo de Sines e Escola Secundária Poeta Al Berto) e, na parte da tarde, conseguiu reunir um conjunto de 23 psicólogos/as provenientes das mais diversas entidades sociais dos concelhos circundantes (Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Nova de Santo André, Casa de Jovens "O Farol", Cercisiago, Espiga - CRL, SCM de Grândola, SCM de Santiago do Cacém, SCM de Sines e Sines em Rede).


Mais uma vez, estes "Trilhos da Psicologia" permitiram conhecer diferentes realidades da região sul, bem como partilhar experiências e desafios enfrentados pelos psicólogos/as nos vários contextos profissionais, incentivando as boas práticas da Psicologia, bem como alimentando a criação de redes entre os seus profissionais.