Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Prémio Carreira Sul 2019

10.abril.2019

Em: Delegação Regional Sul

O Prémio Carreira Sul 2019 pretende recompensar um Membro Efectivo da OPP com morada profissional na Região Sul que tenha realizado ao longo da sua carreira um trabalho de destaque no domínio da Psicologia, com impacto significativo na sua região.

O Prémio Carreira Sul 2019 pretende recompensar um Membro Efetivo da OPP com morada profissional na Região Sul que tenha realizado ao longo da sua carreira um trabalho de destaque no domínio da Psicologia, com impacto significativo na sua região.


O Júri deste Concurso é composto pela sua Presidente Sara Bahia e mais 6 elementos.


Sara Bahia, Cédula OPP: 6
Professora de Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade, educação artística e inclusão, tendo mais de 300 publicações nacionais e internacionais. Colabora regularmente com mestrados em Artes de outras universidades e coordena o Programa de Enriquecimento Criativo da Delegação de Lisboa da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. É membro do European Awarding Committee do European Federation of Psychologists Associations e tem colaborado com a Ordem dos Psicólogos desde a sua fundação em 2009.

Ana Rita Marques Lopes Antunes, Cédula OPP: 5148
Licenciatura em Psicologia Clínica (variante Psicologia clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2005). Psicóloga integrada em Projeto comunitário associado à Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, sendo responsável pelo 1º Gabinete de Apoio Psicológico a Idosos do concelho (2005-2007). Psicóloga no Externato da Luz - acompanhamento psicopedagógico a alunos do pré-escolar ao 9º ano; aconselhamento parental; colaboração e aconselhamento às educadoras, professores e auxiliares de ação educativa; Intervenções coletivas de sala de aula; formação de agentes educativos; colaboração e aconselhamento à Direção na área psicopedagógica; Orientação de estágio académico (desde 2008). Formadora convidada em encontro nacional de pessoal não docente (2018). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela OPP.

Cláudia Espiguinha Guerra, Cédula OPP: 15181
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa em 2005, Mestre em Psicologia Clínica Sistémica e Comunitária pela mesma Faculdade em 2012 e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Évora em 2018. Exerce funções de psicóloga numa equipa multidisciplinar no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, escola TEIP da cidade de Évora desde 2015. Tem trabalhado como psicóloga em contexto escolar e colaborado como formadora em escolas, ONG, autarquias e na OPP, dinamizado formação em diversos contextos e para diferentes públicos. Foi coordenadora e psicóloga em projectos nas áreas da educação e intervenção comunitária, numa ONG do concelho de Moura entre 2006 e 2014.

João Faria, Cédula OPP: 2494
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicoterapia. Formado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde atualmente é formador e supervisor clínico. Lecciona módulos de formação dedicados às estratégias facilitadas da comunicação e relação terapêutica, assim como sobre as perturbações da ansiedade típicas da infância e da adolescência. Atualmente coordenador do núcleo de intervenção no uso da Internet e das Telecomunicações/comportamento online no PIN-Progresso Infantil, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e vídeojogos. Interesses de investigação nas características de jogadores com perturbações do neurodesenvolvimento e nos hábitos de interação com tecnologia pelas crianças e jovens.

Pedro Aires Fernandes, Cédula OPP: 20237
Psicólogo, com Mestrado em Psicologia Educacional pelo ISPA-IU e Pós-Graduação em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções em autarquias desde 2001, sendo Técnico Superior na Câmara Municipal de Odivelas, desde 2002, na área da Promoção e Educação para a Saúde, assumindo a função de Gestor Técnico do Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências (PECPT), desde 2006. Colabora com o ISEC enquanto docente na área da Gestão de Projetos, nos cursos de Gestão autárquica e Gestão hoteleira. Formador e Coach certificado pela ICC (International Coaching Community). Formando na Especialização Avançada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela APTCCI. Desenvolve atividade privada em consultório com crianças, adolescentes e famílias. Colabora com a Creche Maria Catita em Lisboa na dinamização de Grupos de Pais em áreas relacionadas com o desenvolvimento da criança e parentalidade. Autor de diversas comunicações, formações e publicações na área da Intervenção das autarquias no contexto educativo e da promoção e educação para a saúde, com um aprofundamento mais recente na área da Utilização Saudável da Internet em contexto socioeducativo e comunitário.

Susana Martins, cédula OPP 13374
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA – IU) em 2008. Pós-Graduação em Mediação Familiar (Red-Apple: Formação Contínua e Estudos Superiores) em 2014. Até ao final 2016, exerceu funções no Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança e na Cáritas Diocesana de Beja. O enfoque foi dado no âmbito da psicologia comunitária, no trabalho com famílias vulneráveis e com problemáticas socias diversas, tendo manifestado, desde sempre, interesse pela área da educação parental e pelo desenvolvimento de competências a este nível, assim como pela área da promoção e protecção de crianças e jovens. Desde 2017 exerce funções de Directora Técnica e Psicóloga na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e no Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, tendo aprofundado conhecimentos nesta área, através de diferentes participações e abordagens teóricas.

Verónica Ferreira, Cédula 10822
Licenciatura em Psicologia Clínica e do Aconselhamento em 2000. Terapeuta Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar desde 12 Maio 2006. Psicóloga Clínica desde Fevereiro de 2002 no Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Psicóloga da Consulta de Psico-oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Portimão desde Fevereiro de 2002. Psicóloga da Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Portimão desde Abril de 2009. Coordenadora da Unidade funcional de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve de Novembro de 2016 a Janeiro de 2017.

Premiados


Júlia Serpa Pimentel – Prémio Carreira

O júri do Prémio Carreira Sul 2019 decidiu por unanimidade atribuir o prémio a Júlia Serpa Pimentel, membro efetivo 10655, pelo impacto do trabalho relevante que realizou ao longo da sua carreira, contribuindo para o bem-estar de um número significativo de crianças e jovens e pela competência e responsabilidade, social e ética com que pautou o seu trabalho.

Maria Ercília Duarte – Menção Honrosa

O júri do Prémio Carreira Sul 2019 decidiu por unanimidade atribuir uma menção honrosa a Maria Ercília Duarte, membro efetivo 2107, pela longa carreira dedicada ao serviço da Psicologia e ao bem estar das muitas pessoas que procuram o serviço que desenvolveu e liderou de forma resiliente, colaborativa e exímia.

Saúl de Jesus Neves – Menção Honrosa

O júri do Prémio Carreira Sul 2019 decidiu por unanimidade atribuir uma menção honrosa a Saúl Neves de Jesus, membro efetivo 6056, pela dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo da sua brilhante carreira académica pautada pela afirmação da Psicologia e invulgar domínio do conhecimento psicológico.

A Delegação Regional Sul felicita todos os premiados e agradece o trabalho dos jurados no concurso de atribuição do Prémio Carreira DRS 2019.