III Encontro Anual Psicólogos do Norte | Psicologia com Norte - Psicologia e Psicologias no Contemporâneo

01.novembro.2019

O III Encontro Anual de Psicólogos do Norte irá realizar-se no dia 8 de Novembro, em Bragança, assumindo uma posição de destaque/relevo, na promoção, divulgação, e afirmação do papel dos psicólogos na nossa região.

A realização do III Encontro Anual de Psicólogos do Norte na bela cidade de Bragança, fundada pelos Celtas no séc. II a. C. com o nome de Brigância, nasceu do desafio lançado pelo Presidente da Câmara, aquando do Dia DRN-OPP em 2017, e da matriz de descentralização assumida pela DRN. Bragança quer pelas suas características do bem receber, quer pelo seu património ímpar, transcrito num centro histórico compacto, que facilmente se percorre a pé, quer pela sua cultura e gastronomia, será inequivocamente o local de excelência para o sucesso deste Encontro.

Este Encontro, que contará não só com psicólogos/as da região Norte, mas também com colegas de outras áreas geográficas e outros profissionais que interagem diariamente com psicólogos/as, proporcionando uma genuína partilha de conhecimento transregional e transdisciplinar, tem como principais objectivos dar a conhecer práticas de excelência desenvolvidas na região e promover uma maior proximidade e envolvimento dos nossos colegas psicólogos/as, assim como promover uma intervenção de influência junto dos decisores políticos e outras organizações da região norte.

O programa do III Encontro Anual de Psicólogos do Norte assenta em temas relacionados com a coesão social e os percursos intergeracionais como factores de relevante importância para as populações e para a intervenção psicológica. Dará também relevo ao papel que os orientadores do ano júnior desempenham na formação de futuros psicólogos.

Queremos fazer a diferença na vida dos/as psicólogos/as e da sociedade na região Norte, transformando os desafios socioprofissionais em oportunidades de afirmação, as potencialidades da intervenção psicológica em realidades concretas e a identidade e o saber dos/as psicólogos/as em sucessos. Por tudo isto esperamos por ti, em Bragança, no dia 8 de Novembro no III Encontro Anual de Psicólogos do Norte.

Para mais informações e inscrições clique aqui.

Direcção da Delegação Norte da OPP

8H30 | Abertura do Secretariado

9H30 – 10H00 | Sessão de Abertura

Hernâni Dias - Presidente da Câmara Municipal de Bragança

Francisco Miranda Rodrigues - Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Mª Rosa Álvarez Prada - Decana do Colexio Oficial de Psicoloxía de Galicia

Eduardo Carqueja - Presidente da Direcção Regional do Norte

10H00  | Mesa 1: Desafios para a Coesão Social

Maria Manuela dos Santos - Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste

José Queiroz - Coordenador Geral da Agência Piaget para o Desenvolvimento – APDES

Rui Serôdio - SINCLab (Social Inclusion Laboratory) - FPCEUP

Moderadora:  Cátia Barreira - Jornalista

11H00  | Intervalo

11H15  | Momento Musical: Isabel Castro & Alex

11H30  | Mesa 2: Tecnologia - Um novo contexto para a Psicologia

Miguel Oliveira - Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Miguel Ricou - Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Moderadora: Paula Teixeira - psicóloga

12H30  | Pausa para almoço

12H30  | Conversas com Orientadores (Sujeito a inscrição prévia)

Teresa Espassandim - Membro Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Tânia Martins - Secretária da Comissão de Estágios

Susana Fernandes - Orientadora Ano Profissional Júnior, Agrupamento de Escolas de Murça

14H00  | Mesa 3: Percursos Intergeracionais

Matilde Machado - Setor Ação Social do Município de Mirandela | Projeto "Panela velha é que faz comida boa"

Mónica Sousa - Projeto VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida)

Filipa Palha - Presidente da Encontrar+Se

Sofia Mexia - Associação Unificar | Programa DROPI

Moderadora: Ana Fragoso - Jornalista

15H30 | Momento Musical, Universidade Sénior de Bragança

16H00 | Visita de comboio turístico pela cidade de Bragança

(Inscrição prévia no dia do Encontro)

Para mais informações e inscrições clique aqui.