Dia Nacional do Psicólogo na Região Sul

02.Agosto.2019

Em: Delegação Regional Sul

No próximo dia 4 de Setembro - Dia Nacional do Psicólogo, inaugura às 16h00, na sede Delegação Regional Sul, a exposição itinerante "Experimentar Memória(s)", ideia vencedora do Orçamento Participativo Sul 2018. Às 18h, será também entregue o Prémio Carreira Sul 2019. Consulte a programação.

Dia Nacional do Psicólogo na Delegação Regional Sul da OPP  - 4 de Setembro de 2019

16H - Inauguração da Exposição"Experimentar Memória(s)"

Como construímos memórias? O que nos faz prestar atenção? Como seleccionamos a informação que nos chega através dos sentidos? Por que nos esquecemos? As memórias desaparecem? Porque é que não nos lembramos de alguns acontecimentos? Como recuperamos a informação armazenada na memória? A memória falha? Como podemos melhorar a nossa memória?

As respostas a estas e a outras inquietações podem ser descobertas ao experimentar as múltiplas actividades e tarefas interativas e multissensoriais da Exposição itinerante "Experimentar Memória(s)", que ganhou o orçamento participativo da DRS-OPP.

A exposição tem como destinatários visitantes de todas as faixas etárias e contextos diversificados como escolas, centros de saúde, associações culturais e desportivas, museus, espaços municipais, tribunais, empresas e serviços de toda a Região Sul.

As visitas serão dinamizadas pelos psicólogos das instituições que a requisitarem. A exposição inaugura a 4 de Setembro, às 16h00, Dia Nacional do Psicólogo na Delegação Regional Sul e a partir de Outubro, qualquer membro efetivo a poderá requisitar para a sua instituição durante 1 ou 2 semanas. Planifique já as suas atividades do próximo ano e envie email para: info.sul@ordemdospsicologos.pt, com indicação de datas preferenciais.

18h - Entrega do Prémio Carreira Sul 2019 e menções honrosas

A Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos lançou o "Prémio Carreira Sul 2019" que será entregue no Dia Nacional do Psicólogo, dia 4 de Setembro pelas 18h00, na sede da DRS. Este Prémio pretende recompensar um Membro Efetivo da OPP com morada profissional na Região Sul que tenha realizado ao longo da sua carreira um trabalho de destaque no domínio da Psicologia, com impacto significativo na sua região. Para este efeito, foi constituído um Júri composto por 7 elementos, presidido pela Dra. Sara Bahia.

O Prémio será entregue a Júlia Serpa Pimentel, pelo impacto do trabalho relevante que realizou ao longo da sua carreira, contribuindo para o bem-estar de um número significativo de crianças e jovens e pela competência e responsabilidade, social e ética com que pautou o seu trabalho. Serão ainda entregues duas menções honrosas: a Maria Ercília Duarte, pela longa carreira dedicada ao serviço da Psicologia e ao bem estar das muitas pessoas que procuram o serviço que desenvolveu e liderou de forma resiliente, colaborativa e exímia; e a Saúl de Jesus Neves, pela dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo da sua brilhante carreira académica pautada pela afirmação da Psicologia e invulgar domínio do conhecimento psicológico.