Primeiro protocolo a ser assinado neste âmbito

Hospital de São João e Ordem dos Psicólogos Portugueses avaliam riscos psicossociais dos colaboradores da instituição de saúde

03.Dezembro.2019

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) celebrarão um protocolo que permitirá à instituição de saúde avaliar os riscos psicossociais dos seus colaboradores. A sessão está marcada para o dia 4 de dezembro, pelas 10h30, no CIM-FMUP.

Este protocolo surge da responsabilidade do CHUSJ prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, qualidade e rigor, com o objectivo de fomentar a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitar os princípios da ética e da humanização e promover a diferenciação e a realização profissional dos seus colaboradores. A implementação deste acordo cumprirá também a obrigatoriedade legal que define por parte da entidade empregadora a redução dos riscos psicossociais e a avaliação dos riscos ocupacionais como uma das principais atividades do Serviço de Saúde Ocupacional.

A OPP associa-se assim ao CHUSJ, na medida em que possui a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade e de ajudar a implementar as boas práticas que devem proteger os cidadãos.

A sessão contará com a participação especial de David Ballard, diretor do Departamento de Psicologia Aplicada da Associação Americana de Psicologia, que abordará a importância do papel da psicologia nas organizações. Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ e Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, também intervirão no evento.