Fórum OPP de Auto-Cuidado

31.Março.2020

Clique em "Ler Mais" para obter informações deste novo espaço destinado a membros efectivos.

Texto partilhado por Miguel Ricou, moderador deste novo espaço destinado a todos os psicólogos.

"Vivemos tempos de grandes mudanças não desejadas, que se refletem nas nossas vidas pessoais e, evidentemente, nas nossas vidas profissionais. A nossa profissão, que tem vindo a crescer cada vez mais no nosso país em termos de valorização, enfrenta agora um desafio ímpar. Somos confrontados com um acréscimo das necessidades por parte das pessoas em relação à Psicologia, mas somos amputados da nossa forma tradicional de intervir.

O instrumento central da Intervenção Psicológica é a relação de confiança, contruída numa relação próxima e profissional entre o psicólogo e o seu cliente. Todos sabemos bem como a interação é facilitada pelo contacto face a face e nesta altura este torna-se, no mínimo, desaconselhável. Temos então que intervir, mas à distância, o que implica desafios acrescidos. Todos sabemos que é uma situação temporária, mas a verdade é que não temos esse tempo para esperar.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem desenvolvido todos os esforços no sentido de dar aos seus membros o máximo de condições para que se possa responder, com a qualidade desejável, aos desafios que todos enfrentamos, como profissionais e como sociedade.

Este fórum, que denominámos de "Auto-cuidado", visa criar um espaço que sentimos como necessário para que todos os Psicólogos Portugueses possam fazer as suas partilhas, e colocar dúvidas, questões e dificuldades. Num momento em que temos que nos isolar, importa que sintamos a proximidade uns dos outros enquanto classe profissional, central na resposta a esta pandemia. Neste sentido, os grandes objetivos desta iniciativa são facilitar um contexto que ajude os profissionais de psicologia a lidar com a sobrecarga emocional decorrente da sua prática, permitir a troca de experiências, clarificar papéis, procurar respostas, enfim, sentirmo-nos acompanhados nas nossas dificuldades num contexto tão exigente. E será tão importante que cada um coloque questões como procure promover respostas.

A ideia é que todos ajudem todos. É construirmos uma rede de psicólogos que nos ajude a responder às dificuldades inerentes à fase que estamos a passar. Não se trata de um grupo estruturado, com regras formais e um modelo pré-definido de interação, como seria um grupo formal de intervisão. Muito menos se trata de um grupo de supervisão, em que um ou vários psicólogos seniores venham responder às questões colocadas. Volto a sublinhar que todos nós, quando sentirmos ter um contributo positivo a dar, deveremos fazê-lo e participar ativamente. O meu papel será o de mero moderador, tentando contribuir para que este fórum cumpra os objetivos para o qual foi construído.

Todos precisamos de todos. Desafio por isso todos os colegas a inscreverem-se neste fórum e a contribuírem para o sucesso da nossa profissão.

Clique http://ordemdospsicologos.org/forum/ (caso dê erro, copie o link) para se inscrever na plataforma. Nos próximos dias iniciaremos a dinamização deste novo espaço.

Um bem-haja a todos!

Miguel Ricou"