“Trilhos da Psicologia” on-line

Trilhos da Psicologia na Amadora

10.julho.2020

Em: Delegação Regional Sul

No dia 10 de Julho decorreu mais uma edição dos “Trilhos da Psicologia” on-line, junto dos colegas do concelho da Amadora. A comitiva foi constituída pela presidente da Delegação Regional do Sul, Raquel Raimundo, por duas das suas vogais, Ana Meira e Carla Fernandes, pelo Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, acompanhado por vários elementos da Direcção Nacional – Isabel Trindade, Sofia Ramalho e Renata Benavente.

Pela manhã, a comitiva da OPP reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, com dois dos coordenadores das respostas sociais da instituição e com a equipa de psicólogos. Estiveram presentes cinco psicólogos/as, das quais uma psicóloga júnior.

Esta instituição tem respostas sociais que abrangem todo o ciclo de vida, desde as crianças aos séniores. Ao longo dos últimos tempos tem promovido várias edições do Ano Profissional Júnior e tem integrado todos os psicólogos que têm passado por este primeiro ano de experiência profissional. Adicionalmente esta instituição tem apostado em diversos projectos inovadores, nomeadamente dirigidos à população idosa e população portadora de deficiência.

Na parte da tarde, a comitiva da OPP realizou uma reunião alargada na qual estiveram presentes 33 psicólogos provenientes das mais diversas entidades do concelho da Amadora e das diferentes áreas da Psicologia. Os colegas presentes partilharam a intervenção desenvolvida em cada um dos seus locais de trabalho, incidindo sobre os desafios da profissão na actualidade, em particular aqueles provocados pela crise pandémica. Os colegas reconheceram a presença e proximidade da OPP durante esta fase, bem como a pertinência e utilidade dos recursos produzidos durante o período de confinamento. Foram ainda abordadas as questões associadas à precariedade dos psicólogos e à necessidade do seu reforço em diversos contextos. A Presidente da DRS, Raquel Raimundo, deu a conhecer algumas das iniciativas da DRS-OPP e as mais recentes adaptações das atividades previstas.

Esta iniciativa envolveu 41 participantes e permitiu conhecer melhor a realidade dos colegas deste concelho, reforçando o trabalho em rede e a proximidade entre colegas, bem como com a sua Ordem.