Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues ao Jornal de Negócios sobre riscos psicossociais

"Para conseguirmos alguma mudança temos de ter uma vontade política, que até agora não existiu"

31.julho.2020

"Os gestores não são suficientemente sensíveis aos problemas psicológicos. O custo anual dos problemas psicológicos para as empresas é na ordem dos 3,2 mil milhões de euros. O montante, que equivale a três pontes Vasco da Gama, foi avançado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) no Relatório do Custo do Stress e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho, em Portugal. O documento compilou uma série de estudos nacionais e internacionais e, com base em dados oficiais de 2019, chegou a este valor. O Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, sublinha que o cálculo é conservador, porque só abrange o setor privado. Agora, diz, a 'bola' está do lado do Governo. Só com legislação se pode 'atacar' este problema de saúde pública que causa danos às pessoas e à economia".

Clique para ler a entrevista e o "Relatório do custo do stress e dos problemas de saúde psicológica no trabalho, em Portugal - Prosperidade e sustentabilidade das organizações"