Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Esclarecimento sobre os estágios profissionais

12.março.2010

Tem chegado à Ordem dos Psicólogos Portugueses algumas manifestações legítimas de preocupação face à realização dos estágios profissionais consignados na lei que criou a Ordem e aprovou os seus estatutos.

A obrigatoriedade de realização de um estágio profissional é uma das grandes conquistas dos psicólogos, pelo que significa de qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho. Esse estágio, orientado por psicólogos com experiência será uma oportunidade que, infelizmente, foi vedada a muitos psicólogos.

A lei, estabelece essa obrigatoriedade, com a contagem a partir de um prazo definido. Entende a Comissão Instaladora que deve proceder ao reconhecimento das experiências profissionais entretanto realizadas, tanto de experiências em estágios como em voluntariados, quer tenham sido ou não remuneradas, desde que acompanhadas por orientador. Foi nesse sentido que submeteu um regulamento de estágios ao Ministério da Saúde, que inclui a possibilidade de reconhecimento das experiências profissionais realizadas, enquanto equiparação parcial,  para efeito do tempo de estágio exigível.  Aguardamos que o Ministério da Saúde aprove a versão definitiva do regulamento de estágios para procedermos à sua ampla divulgação. 

A Comissão Instaladora