Locais de Trabalho Saudáveis

Ordem dos Psicólogos Portugueses e Casa Pia de Lisboa celebram protocolo de parceria

11.Setembro.2020

Poucos dias após assinar um protocolo com o Hospital de Ovar no âmbito dos riscos psicossociais, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) estabeleceu ontem uma parceria na mesma área com a Casa Pia de Lisboa (CPL, I.P). Recorde-se que a OPP iniciou em 2014 uma campanha ("Healthy Workplaces") que visa promover os locais de trabalho saudáveis, envolvendo os psicólogos na construção dos mesmos - iniciativa a que a CPL, I.P teve todo o interesse em aderir considerando a sua missão e contexto (acolhimento residencial).

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, além de ter congratulado a instituição, considerou-a um exemplo a seguir na administração pública e nas organizações da sociedade civil, salientando a importância de avaliar e prevenir os riscos psicossociais nos trabalhadores. Já Cristina Fangueiro, Presidente do Conselho Directivo da CPL, IP salientou a importância de investir na saúde psicossocial dos profissionais, sendo "imperativo cuidar de quem cuida".

Refira-se que este protocolo assinado pela OPP - que se encontra a promover a campanha "Healthy Workplaces" enquanto entidade parceira da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, tendo já mais de 50 protocolos assinados nesta área - permitirá apoiar o desenvolvimento de uma avaliação rigorosa dos riscos psicossociais a que estão sujeitos os trabalhadores do acolhimento residencial, permitindo uma a adopção de mediadas e uma intervenção preventiva dirigida às necessidades dos mesmos.