Curso de Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde

12.Outubro.2020

A Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direção Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, desenvolveram uma nova acção formativa para disseminar o bom uso das ferramentas digitais e estratégias que estão disponíveis nos sistemas informáticos de apoio ao Serviço Nacional de Saúde. Esta acção formativa é especialmente dirigida a Psicólogos com actuação directa em unidades de cuidados de saúde primários.

Há comportamentos que são vitais para a promoção da saúde. A este nível a prática regular da actividade física tem comprovados benefícios não só no bem-estar físico e psicológico, como na prevenção e gestão das principais doenças crónicas, e até na sustentabilidade do planeta. No entanto, nem sempre a promoção destes comportamentos é realizada da melhor forma. A promoção da actividade física deve ser assente em estratégias motivacionais validadas e baseadas na ciência, particularmente na ciência psicológica.

É neste contexto que o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Direção Geral da Saúde, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses desenvolveram uma nova acção formativa para disseminar o bom uso das ferramentas digitais e estratégias que estão disponíveis nos sistemas informáticos de apoio ao Serviço Nacional de Saúde.

Destinatários:

Este curso de Promoção do Aconselhamento Breve para a Actividade Física no Serviço Nacional de Saúde, é especialmente dirigido a Psicólogos com actuação directa em unidades de cuidados de saúde primários.

Este curso é gratuito para os seus formandos, decorrerá em formato E-Learning (30 horas), conferindo 15 créditos de formação especializada, acreditada pela OPP.

Objectivos:

O curso trabalhará a dinamização de estratégias de promoção da mudança comportamental em contexto de cuidados de saúde primários. E é composto por 4 Módulos, fazendo uso de várias ferramentas interativas , Vídeos e ilustrações práticas e material digital de suporte à aprendizagem. No final o psicólogo ficará não só especializado no uso destas ferramentas, como será desafiado a habilitar outros profissionais de saúde para a sua utilização.

Inscrições:

A primeira edição arranca já no dia 19 de Outubro, seguida por outras duas (em Novembro e Dezembro). Para saber mais informações clique aqui.