Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Treino de tomada de decisão ética em realidade virtual

Ordem dos Psicólogos Portugueses desenvolve aplicação inovadora com o HEI-Lab: Human-Environment Interaction Laboratory

14.Outubro.2020

Num mundo cada vez mais suportado pelo digital, também a prática psicológica teve de se ajustar a novos desafios tecnológicos, posicionando-se em configurações impensáveis até há bem pouco tempo. Um dos recursos tecnológicos que assumiu um impacto crescente em diferentes domínios, nomeadamente na Psicologia, foi a Realidade Virtual (RV).

Desta forma, e sentindo que a RV pode e deve ser um recurso para a Psicologia, a Ordem dos Psicólogos Portugueses em parceria com o HEI-Lab: Human-Environment Interaction Laboratory da Universidade Lusófona, iniciou o processo de desenvolvimento de uma aplicação inovadora para treino de tomada de decisão ética em RV, com o objectivo de disponibilizar uma ferramenta pedagógica e formativa, com validade ecológica acrescida, para em contexto seguro e sob orientação de um psicólogo formador reforçar a formação de profissionais de Psicologia.

Refira-se que este recurso, primeiro nesta área desenvolvido pela OPP e que será utilizado na formação inicial obrigatória dos psicólogos juniores da OPP, reforça o papel que a Psicologia também pode e deve ter na geração de valor no contexto tecnológico.

A apresentação pública desta aplicação decorreu nesta quarta-feira, dia 14 de Outubro, nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em Lisboa, tendo contado com a participação do seu Presidente, Luís Goes Pinheiro.