Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

COVID-19

Liderar em Situação de Crise: Desafios e Recomendações para Líderes, Decisores e Gestores

28.Outubro.2020

A pandemia COVID-19 impôs alterações sociais, económicas e políticas, com profundos impactos em toda a sociedade, sectores e áreas de actividade, forçando os líderes, mesmo os mais criativos e dinâmicos, a enfrentar desafios, a transformarem e adaptarem as suas práticas. É neste sentido que a OPP disponibiliza um documento de apoio, com Recomendações para Líderes, Decisores e Gestores. Clique em "Ler Mais" para aceder.

As evidências são claras: a crise de Saúde Pública já é e será acompanhada de uma crise social e económica profunda. Esta crise que continua a evoluir, coloca os líderes perante um grau elevado de incerteza e imprevisibilidade, múltiplos factores desconhecidos, grandes quantidades de informação embora por vezes pouco clara e a necessidade de identificar e implementar respostas (e mudanças) rapidamente.

Daqui para a frente, a complexidade e a imprevisibilidade inerentes à situação de crise, evidenciarão a liderança como uma das principais competências a ser "posta à prova". Os líderes, decisores e gestores enfrentarão um desafio sem precedentes, que implicará o desenvolvimento de estratégias de liderança adaptativa que respeitem, simultaneamente, as medidas sanitárias decretadas pelas autoridades de saúde e a necessidade, hoje ainda mais premente, de construir Locais de Trabalho Saudáveis, equilibrando a gestão financeira e dos recursos humanos das organizações.

Para aceder ao documento que espelha os desafios e disponibiliza recomendações para Líderes, Decisores e Gestores que se encontram a liderar em Situação de Crise, clique aqui.

Para mais informações e documentação útil na área das organizações visite www.maisprodutividade.org