Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Cibersegurança e o Papel da Psicologia

30.Outubro.2020

A OPP juntou ao Centro Nacional de Cibersegurança no Mês Europeu da Cibersegurança 2020 (Outubro) para reforçar que as Crenças, Atitudes e Comportamentos são vectores fundamentais para o combate ao Cibercrime e promotores de comportamentos de ciber-resiliência. Foram vários os produtos gráficos produzidos e disseminados. Clique em "Ler Mais" para aceder ao material.

Refira-se ainda que a OPP criou um Programa de Ciberresiliência para trabalhar, perceber e actuar nas dimensões que influenciam os seus trabalhadores e dirigentes a praticarem comportamentos ciberresilientes, tendo em conta princípios da ciência psicológica ligados à atenção, memória, atitudes e crenças. A sua adesão foi um sucesso tendo 100% da organização participado nesta iniciativa.

Para aceder ao vídeo produzido pela OPP sobre "Qual o papel da Psicologia na Cibersegurança" clique em baixo:

Imagens produzidas:

1) Crenças: As nossa Crenças têm impacto na forma como pensamos sobre Cibersegurança.

2) Atitudes: As nossas Atitudes influenciam a forma como nos posicionamos sobre a Cibersegurança e têm um papel importante na adopção ou não de comportamentos ciberseguros.

3) Comportamentos: O nosso comportamento é fundamental para combater activamente os riscos de Cibersegurança a que estamos expostos.

4) Crenças: As nossas crenças, atitudes e comportamentos são mais valias na estratégia e nas cadeias de cibersegurança, transformando-nos em robustas firewalls humanas contra ciberataques.