Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica

Bolsa de Psicólogos/as para Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

13.Janeiro.2021

No âmbito do protocolo assinado (5 de janeiro de 2021) entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que tem como objectivo reforçar o apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na RNAVVD, no âmbito de um concurso financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. A pedido da CIG, vem a OPP proceder à criação de uma bolsa de Psicólogas/os disponíveis para a constituição das futuras equipas das RAP a criar no âmbito das Estruturas de Apoio à Vítima já existentes.

Neste sentido, contactamos todas/os as/os psicólogas/os que pretendam candidatar-se a esta Bolsa de Psicólogas/os. Os dados recolhidos não serão públicos, mas sim cedidos às entidades promotoras dos projectos (Estruturas de Atendimento da RNAVVD) apenas a pedido das mesmas. Nesse sentido, se optar inscrever-se, poderá receber mais informações e indicação dos próximos passos por parte das entidades promotoras, sendo estas totalmente responsáveis pela selecção e contratualização dos serviços.

Caso esteja interessado/a e tenha disponibilidade para colaborar queira por favor submeter a sua candidatura até 5 de fevereiro de 2020 às 23.59h, preenchendo os seus dados aqui ou em resposta ao anúncio número 5584 publicado na Bolsa de Emprego da OPP(acessível pela sua área pessoal no site da OPP).

Requisitos Obrigatórios para inscrição na Bolsa:

• serem membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
  • terem certificado de registo criminal com informação que permita a verificação da respetiva idoneidade para o exercício das funções com crianças e jovens, nos termos previstos na Lei n.º 37/2015, de 5 de maio, na atual redação;
  • terem frequentado, com aproveitamento, o Curso de Técnico de Apoio à Vítima, estejam a frequentá-lo ou nele estejam inscritos.

Requisitos Preferenciais:

• Serem detentores/as de pelo menos uma das seguintes especialidades avançadas reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses:
  1. Intervenção precoce
  2. Psicologia comunitária
  3. Psicologia da justiça
  4. Psicoterapia
  • Sejam detentores/as de outras especializações/formações pós-graduadas que relevem para o perfil profissional pretendido, designadamente em intervenções psicoterapêuticas focadas no trauma (trauma based approach) ou outras promovidas por Sociedades e Associações de Psicoterapia protocoladas com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.