Bastonário da OPP visitou várias instituições na Ilha Terceira

“É visível o papel dos psicólogos na integração das pessoas com perturbação mental na comunidade”

13.Julho.2021

Durante os trilhos da Psicologia que decorreram nos Açores (Ilha Terceira), Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP destaca a importância dos psicólogos na integração na comunidade de pessoas com perturbação mental ou dependências. É o balanço de uma visita de um dia e meio à ilha Terceira, onde esteve reunido com o vice-presidente do governo regional dos Açores, Artur Lima, com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, António Barcelos, e com psicólogos que trabalham em várias instituições da ilha.

"É visível a importância do papel dos psicólogos para a implementação, com sucesso, dos projectos de residências autónomas e para o processo de integração na comunidade das pessoas com perturbação mental, problemas cognitivos graves ou dependências", afirmou Francisco Miranda Rodrigues, depois de conhecer o trabalho desempenhado na Casa de Saúde de São Rafael e na Casa de Saúde Espírito Santo.

Esta duas instituições têm, além das pessoas que acolhem, residências na comunidade onde vive quem está num processo de transição para a reintegração ou já reintegradas na sociedade, a desempenhar uma profissão.

"Os psicólogos têm um trabalho essencial na capacitação, autonomização das pessoas e combate à exclusão", afirmou o bastonário, acompanhado, nesta visita, pela vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses Renata Benavente, pelo presidente da Delegação Regional dos Açores (DRA), Marco Santos e pelo vogal da DRA Filipe Fernandes.

A equipa da OPP conheceu também o trabalho desempenhado pelos psicólogos que trabalham na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e do Hospital de Santo Espírito.

Notícias publicadas: