Bastonário da OPP visitou várias instituições na Ilha Terceira

“É visível o papel dos psicólogos na integração das pessoas com perturbação mental na comunidade”

13.Julho.2021

Em: Delegação Regional Açores

Durante os trilhos da Psicologia que decorreram nos Açores (Ilha Terceira), Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP destaca a importância dos psicólogos na integração na comunidade de pessoas com perturbação mental ou dependências. É o balanço de uma visita de um dia e meio à ilha Terceira, onde esteve reunido com o vice-presidente do governo regional dos Açores, Artur Lima, com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, António Barcelos, e com psicólogos que trabalham em várias instituições da ilha.

"É visível a importância do papel dos psicólogos para a implementação, com sucesso, dos projectos de residências autónomas e para o processo de integração na comunidade das pessoas com perturbação mental, problemas cognitivos graves ou dependências", afirmou Francisco Miranda Rodrigues, depois de conhecer o trabalho desempenhado na Casa de Saúde de São Rafael e na Casa de Saúde Espírito Santo.

Esta duas instituições têm, além das pessoas que acolhem, residências na comunidade onde vive quem está num processo de transição para a reintegração ou já reintegradas na sociedade, a desempenhar uma profissão.

"Os psicólogos têm um trabalho essencial na capacitação, autonomização das pessoas e combate à exclusão", afirmou o bastonário, acompanhado, nesta visita, pela vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses Renata Benavente, pelo presidente da Delegação Regional dos Açores (DRA), Marco Santos e pelo vogal da DRA Filipe Fernandes.

A equipa da OPP conheceu também o trabalho desempenhado pelos psicólogos que trabalham na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e do Hospital de Santo Espírito.

Notícias publicadas: