
Inclusão. A palavra central (espelhada também nas imagens) do calendário de 2022 da Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais (AIPNE) de Alverca do Ribatejo é bem descritiva do trabalho desenvolvido por esta instituição.
Ali é dada formação para adultos com necessidades específicas com vista à integração no mercado de trabalho, como explicaram as psicólogas que ali trabalham durante uma visita da direcção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da direcção da Delegação Regional Sul.
80% da formação é em contexto real de trabalho e 20% em sala de formação. Há ainda um Centro de Actividades Ocupacionais.
Uma roda de partilha nos Bombeiros de Vialonga
Ao início da tarde, o quartel dos bombeiros Voluntários de Vialonga abriu portas aos psicólogos do concelho de Vila Franca de Xira. De várias localidades do concelho e diferentes especializações juntaram-se numa troca de experiências, preocupações e partilhas com a direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A escassez de tempo para a prevenção em locais como as escolas voltou a ser um dos temas abordados numa fase em que muitos psicólogos sentem, numa analogia ao local onde se realizou este encontro, "que são bombeiros". Falta de recursos humanos e de respostas ao nível dos cuidados de saúde primários muito contribuem para estes problemas.





















