Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

EFPA reúne-se de urgência sobre guerra na Ucrânia

03.março.2022

A Federação Europeia de Associações de Psicologia (EFPA) reuniu-se esta quinta-feira de urgência, na sequência do pedido feito pelas associações de alguns países, entre as quais a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que não estavam de acordo com o comunicado emitido a 24 de fevereiro.

"Não concordamos com o Comunicado da EFPA. Foi um erro. Há um pedido de desculpa em falta. Assim como foi um erro e merece as desculpas de todos nós nada termos dito durante anos sobre os conflitos e agressões anteriores sobre a Ucrânia. Desculpem-nos", afirmou o Bastonário Francisco Miranda Rodrigues durante a reunião.

A OPP deixou ainda claro que condena a "invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como a Guerra que iniciou" e defende que a EFPA também o deve fazer de forma clara. "Não somos neutros. Estamos do lado dos direitos humanos. Isso é estar contra a invasão. Não estamos contra a população russa. Não estamos contra os psicólogos russos. Estamos contra um Estado agressor e todos os quanto os defendam nas suas acções ou omissões", acrescentou.

A reunião terminou com a votação, e aprovação por grande maioria, de uma proposta sobre a expulsão da Sociedade Russa de Psicologia.

"Ou a Sociedade Russa de Psicologia condena inequivocamente esta invasão e a guerra, ou não tem condições para continuar na EFPA", defendeu ainda o Bastonário, explicando que "pode não o fazer porque não quer ou porque sente não o poder. Em qualquer uma das situações, não está em condições de cumprir com os valores e princípios da EFPA e com o meta código de ética que todos subscrevemos como membros e enquanto assim for não deve continuar como membro".

OPP pede iniciativas coordenadas de apoio às populações afectadas

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses pediu ainda à EFPA para "mobilizar iniciativas coordenadas de apoio às populações afectadas como, entre outras acções, a elaboração imediata de materiais em russo e ucraniano e a advogar por respostas de intervenção psicológica nos países que estão a receber refugiados".

No final, Francisco Miranda Rodrigues deixou um "obrigado" a todos os psicólogos que se mobilizaram para apoiar as pessoas que estão em sofrimento no decorrer desta guerra.

____

No mesmo dia, 3 de Março foi publicado um novo comunicado por parte da EFPA: Statement from EFPA concerning the war in Ukraine and action in relation to the EFPA membership of the Russian Psychological Society

____

Carta enviada pela Associação Ucraniana de Psicologia à EFPA, no dia 28 de Fevereiro de 2022.

Mensagem da Associação Russa de Psicologia à EFPA, 1 de Março de 2022

Carta enviada pela Associação Russa de Psicologia à EFPA, 3 de Março de 2022