Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Campanha do Centro Nacional de Cibersegurança em parceria com a OPP

“O que a Internet diz de si”

24.março.2022

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança lança esta quinta-feira, 24 de março, a campanha de sensibilização para comportamentos seguros na Internet destinada aos adultos mais velhos: “O que a Internet diz de si”. Esta é uma campanha com o contributo da ciência psicológica.

Os apresentadores Júlio Isidro e Júlia Pinheiro são as caras da nova campanha que foi pensada para aumentar a sensibilização para comportamentos seguros na Internet dos adultos mais velhos, e que aposta em algumas frases fortes e ligadas a ditados populares.

campanhaoqueainternetdizdesi

Campanha de sensibilização de comportamentos seguros na internet para população sénior.

QUEM VÊ ECRÃS, NÃO VÊ CORAÇÕES! 
Não acredite em tudo o que vê e lê quando está online, confirme as informações através de outras fontes.

PERGUNTE. PERGUNTAR NÃO OFENDE! 
Quando contactado por pessoas ou instituições que não conhece, pergunte como obtiveram o seu contacto, que façam prova da sua identidade, etc...

PASSWORDS FORTES E CALDOS DE GALINHA, NUNCA FIZERAM MAL A NINGUÉM!
Crie e mantenha passwords fortes. Não coloque a sua data de nascimento ou o nome dos filhos, netos, clube ou algo que seja facilmente relacionado consigo.

NA INTERNET TODOS OS UTILIZADORES SÃO PARDOS!
Não confie em utilizadores só porque lhe dizem que são quem são. Antes de confiar em alguém e lhe procure verificar primeiro a sua identidade (ex. faça perguntas ou uma pesquisa no google).

PENSE ANTES DE POSTAR! 
Lembre-se que tudo o que "posta" fica para sempre visível na internet e pode ser informação importante sobre si que não quer que todos vejam..

O QUE PARTILHA ONLINE: MAIS VALE PREVENIR, É IMPOSSÍVEL REMEDIAR
Coloque o seu nome num motor de pesquisa como o GOOGLE e descubra. Vai ficar surpreendida/o!

O QUE PARTILHA NA INTERNET DIZ MUITO DE SI? 
Cuidado com a informação que disponibiliza na internet, sobretudo se intima. Pode ser usada para fins maliciosos, contra si ou contra pessoas próximas.

O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO LÊ! 
Preste atenção às mensagens e emails que recebe. Se não tiverem origem em sites seguros (começados por https) ou se tiverem muitos erros ortográficos ou incorrecções ou desformatações, desconfie.

Mais informações em https://www.internetsegura.pt/