O Observatório nasce com a missão de monitorizar de forma contínua os níveis de bem-estar e saúde psicológica dos profissionais da ULS de Coimbra, através da recolha e análise de indicadores científicos robustos, combinando metodologias quantitativas e qualitativas de última geração. Este instrumento permitirá gerar conhecimento aplicado, apoiar a tomada de decisão e desenvolver políticas de gestão inovadoras e centradas nas pessoas.
A parceria entre a OPP e a ULS de Coimbra garante a integração na ULS das melhores práticas da Psicologia e do bem-estar organizacional, alinhadas com os padrões internacionais.
Segundo Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, "o Observatório de Saúde e Bem-Estar representa um marco no setor público da Saúde em Portugal. Cuidar de quem cuida é uma condição essencial para assegurar qualidade assistencial, humanização dos cuidados e inovação organizacional".
Para Sofia Ramalho, Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, "este é um passo pioneiro que mostra como a psicologia pode gerar impacto real: reforçar a motivação e resiliência dos profissionais, garantir a sustentabilidade do SNS e melhorar os cuidados aos cidadãos. Esta parceria introduz um modelo inovador, que alia o conhecimento científico a uma gestão responsável, o que poderá tornar-se referência nacional e europeia."