Observatório Nacional da Violência contra os/as atletas divulga resultados dos reportes obtidos até Fevereiro de 2022

04.maio.2022

Observatório Nacional da Violência contra Atletas (ObNVA) é uma iniciativa da Maiêutica CRL, em colaboração com a Associação Plano i. Criado em Setembro de 2020, o seu objectivo é efectuar o levantamento de situações de violência contra atletas em Portugal, com base nos reportes informais efectuados por vítimas, ex-vítimas, testemunhas e pessoas que tiveram conhecimento de um ou vários episódios de violência contra um/a atleta, mas que não os testemunhou. A Ordem dos Psicólogos Portugueses é uma das entidades parceiras do ObNVA.

O ObNVA divulgou no passado mês de Abril, os resultados dos reportes informais recebidos desde a sua criação, em Setembro de 2020, até Fevereiro de 2022.

Desde a sua criação e até à realização deste estudo, o ObNVA recebeu um total de 19 reportes. Sendo que, 68% desses reportes foram realizados por pessoas do seu feminino (na sua maioria pessoas que tiveram conhecimento de algum caso e ex-atletas).

No que se refere ao perfil dos/as respondentes, a média de idades das/os respondentes é de 37 anos. Sete são residentes na região de Lisboa e 6 na região do Porto. O conhecimento do ObNVA foi obtido através de pessoas amigas, colegas, escolas/faculdades, em 42.1% dos casos, das redes sociais, das entidades parceiras e dos media, em 31.6% dos casos, e das federações, em 5.3% dos casos.

Já no que se refere ao perfil das vítimas ou ex-vítimas, a média de idades está nos 17,7 anos e são, na sua maioria, do sexo feminino (68%).
Em 52,6% dos casos, as vítimas ou ex-vítimas praticavam desporto federado a nível internacional. Já no que diz respeito à modalidade desportiva, o voleibol foi a modalidade mais referida com 45,3%.

No que ao perfil das pessoas agressora diz respeito, o ObNVA refere que 42,1% dos respondentes indicaram existir mais do que uma pessoa agressora e 36,8% indicaram existir apenas uma pessoa agressora. Além disso, os/as treinadores/as foram apontados como quem mais violência pratica com atletas e ex-atletas. A violência psicológica é o tipo de violência mais apontada nos reportes.

Em entrevista à PSIS21 (edição n.º24), Sofia Neves, membro do ObNVA, refere que "A Psicologia é uma das áreas disciplinares mais importantes para a eficácia do ObNVA enquanto mecanismo de caracterização da realidade da violência contra atletas, e muito em particular, de identificação das necessidades das vítimas, com vista ao seu adequado encaminhamento para serviços especializados. Nesta óptica, a parceria com a OPP reveste-se de especial importância".

Consulte aqui o reporte divulgado pelo Observatório Nacional da Violência contra os/as atletas.