Recomendações do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde

11.Maio.2022

O Conselho de Especialidade do Colégio de Especialidade da Psicologia Clínica e da Saúde elaborou o documento "Recomendações acerca das Competências Necessárias para realizar Avaliação Neuropsicológica" e que passamos a publicar por despacho do Bastonário de dia 22 de Abril de 2022.

"A Neuropsicologia Clínica, enquanto Especialidade Avançada, é uma área dedicada a compreender as relações entre o cérebro e o comportamento, particularmente porque essas relações podem ser aplicadas ao diagnóstico de distúrbios cerebrais, à avaliação do funcionamento cognitivo e comportamental e ao planeamento de um tratamento eficaz. Assim, a avaliação neuropsicológica consiste num conjunto de procedimentos clínicos e instrumentais que correlaciona os aspectos funcionais das estruturas encefálicas com as diversas dimensões do comportamento humano e permite identificar os défices cognitivos, suas características, tipologias e graus de severidade, bem como as áreas preservadas, assim como o impacto na actividade laboral, familiar e social."

Para realizar essa mesma avaliação neuropsicológica, é necessário reunir uma série de competência. Consulte aqui as "Recomendações acerca das competências necessárias para realizar avaliação neuropsicológica".