O Prémio Carreira - Sul 2022 pretende recompensar um Membro Efectivo da OPP com morada profissional na Região Sul, que tenha realizado ao longo da sua carreira um trabalho de destaque no domínio da Psicologia, com impacto significativo na sua região. Clique aqui para conhecer o Regulamento.
Nota: o envio de candidaturas deverá ser efectuado para o email info.sul@ordemdospsicologos.pt até dia 30 de Junho de 2022.
Júri:
Sara Bahia – Presidente do Júri
Nº cédula OPP: 6
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação com especialidades avançadas em Psicoterapia, Necessidades educativas especiais e Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira.Professora aposentada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade, educação artística e inclusão, tendo mais de 300 publicações nacionais e internacionais.Colabora com diversos projectos no domínio da criatividade e educação artística.É membro do European Awarding Committee do European Federation of Psychologists Associations e tem colaborado com a Ordem dos Psicólogos desde a sua fundação em 2009.
David Guedes
Nº cédula OPP: 22134
Formado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Actualmente, é investigador de doutoramento no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e integra diversas equipas e projectos de investigação nacionais e internacionais nas áreas das escolhas e preferências alimentares, emoções e altas capacidades e talentos.É membro da direcção e co-coordenador da delegação de Lisboa da ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação.Foi distinguido com o Prémio Nacional Ano Profissional Júnior 2017 e promoveu a iniciativa vencedora do Orçamento Participativo da Delegação Regional do Sul 2020 ("Odisseia de Emoções").
Ivone Martins Patrão
Nº cédula OPP: 04656
Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF). Desenvolveu durante 20 anos intervenção clínica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias. Docente e investigadora (ISPA- Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI), com publicação de vários artigos científicos e livros. Coordenadora do Projecto #GeraçãoCordão - comportamentos e dependências online. Coordenadora do livro: Intervenção em Ciberpsicologia. Co-Autora do Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias. Co- Autora da colecção de histórias infantis: Outstanding Growth, com temas como: Auto-Eficácia, Gestão de Emoções, Comportamentos e Dependências Online. Coordenadora do projecto Psiquaren10 (psiquarenten) Online.
Joana Teixeira
Nº cédula OPP: 21107
Formou-se em Psicologia Clínica e da Saúde, especializando-se em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua intervenção, enquanto terapeuta comportamental, junto de crianças e jovens com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações do espectro do Autismo, em acompanhamento psicológico com crianças e colabora com a ANEIS - Delegação de Lisboa na sua extensão de avaliação e aconselhamento, assim como no desenvolvimento das actividades do programa de enriquecimento com crianças e jovens com altas capacidades e talento. Ao longo do seu percurso profissional colaborou com instituições nacionais e internacionais, intervindo junto de crianças e adolescentes, em contextos comunitários vulneráveis, em contexto hospitalar e em contexto escolar. Conta com experiência de investigação num projecto relacionado com o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais em contexto universitário.
João Faria
Nº cédula OPP:2494
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicoterapia.Formado em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde actualmente é formador e supervisor clínico. Lecciona módulos de formação dedicados às estratégias facilitadas da comunicação e relação terapêutica, assim como sobre as perturbações da ansiedade típicas da infância e da adolescência.Actualmente é coordenador do núcleo de intervenção no uso da Internet e das Telecomunicações - comportamento online no PIN-Progresso Infantil, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e vídeojogos.Interesses de investigação nas características de jogadores com perturbações do neurodesenvolvimento e nos hábitos de interação com tecnologia pelas crianças e jovens.
Marta Grilo
Nº cédula OPP: 16682
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora e pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências.Trabalhou como Psicóloga Clínica em contexto comunitário com adultos em situação de vulnerabilidade, nomeadamente com população cigana, africana, trabalhadores/as do sexo, vítimas de tráfico de seres humanos, jovens com elevado absentismo escolar e suas famílias.Em contexto escolar, trabalhou numa escola TEIP, com jovens integrados em turmas PIEF, na sua maioria em situação de risco/perigo.Desenvolveu trabalho na área da Promoção de Crianças e Jovens num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, onde realizou intervenção com crianças e jovens vítimas de abuso sexual, maus tratos e em situação de conflitos ou ruturas familiares. Com adultos, o trabalho realizado incidiu sobre a promoção de competências parentais, mediação familiar e intervenção com vítimas de violência doméstica. Assumiu funções de Diretora Técnica de uma Casa de Acolhimento Residencial para Adolescentes do sexo feminino.Actualmente exerce funções de Psicóloga Clínica e da Saúde no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Évora, onde tem realizado intervenção psicológica individual com adultos com perturbações psicológicas graves e está a iniciar trabalho na área da psicologia da saúde e no luto prolongado.Tem colaborado como formadora em diversos contextos e para diferentes públicos sobre temáticas como a saúde sexual e reprodutiva, tráfico de seres humanos, violência doméstica, abuso sexual infantil, maus tratos, entre outros.
Verónica Ferreira
Nº cédula OPP: 10822
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidade avançada em Psicoterapia.Terapeuta Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar desde 2006.Desempenha funções de Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Portimão desde fevereiro de 2000. Actualmente é Psicóloga do serviço de psiquiatria, psicóloga da consulta de psico-oncologia (desde Fevereiro de 2002) e Psicóloga da Unidade de Cuidados Paliativos (desde Abril 2009). Desempenhou as funções de Coordenadora da Unidade funcional de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve de 8 novembro de 2016 a 3 de Janeiro de 2018.Elemento da Coordenação Regional da Rede Nacional de Cuidados Paliativos do Algarve desde julho 2019 até a presente data.





















