O Ministro da Saúde defende que as situações menos graves devem ser tratadas nos cuidados de saúde primários, já o bastonário da OPP concorda, lembrando que para isso acontecer é necessário existir mais psicólogos nos centros de saúde "as situações de sofrimento psicológico e mesmo de perturbação de menor gravidade têm de ser acompanhadas nos centros de saúde e isso é o que temos defendido permanentemente." Afirmou Francisco Miranda Rodrigues à saída da reunião com o Ministro da Saúde Manuel Pizarro, à Rádio Renascença.
"O sofrimento psicológico não pode ficar em lista de espera 6 ou 7 meses." Ler na CNN Portugal
"Quer ajudar a tornar a saúde mental das crianças e jovens uma solução e não um problema?" Ler na CNN Portugal
"O acesso aos cuidados de saúde primários é muito limitado e isso traz um agravamento das situações que não têm resposta." Ver no programa "Esta Manhã" na TVI.
"Estigma diminuiu, mas mais de metade dos portugueses não têm acesso a consultas de psicologia." Ler e ouvir na TSF
"Ordem dos Psicólogos Portugueses volta a apelar ao Ministério da Saúde para a contratação de mais profissionais." Ouvir no Observador
"Empregadores perdem milhões com a falta de saúde psicológica no trabalho." Ler no Jornal Económico
ACÇÕES PARA TORNAR A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR UMA PRIORIDADE
Todas as pessoas podem desenvolver problemas de Saúde Mental em algum momento das suas vidas. Através de intervenções psicológicas e terapias baseadas em evidência, os profissionais da Psicologia contribuem para diminuir o sofrimento e actuam nos processos de promoção da Saúde.
O âmbito de actuação dos Psicólogos/as é alargado e diverso, estendendo-se a diferentes contextos. São inúmeras as evidências científicas da eficácia, custo-benefício e dos resultados positivos da intervenção psicológica. A colecção de Perfis e Especialidades dos Psicólogos/as pode ajudar a demonstrar a multiplicidade das nossas competências, funções e âmbitos de intervenção.
A Psicologia tem um repositório de conhecimento e os seus profissionais têm um leque de competências que nos permitem actuar não só junto dos cidadãos e cidadãs, em vários problemas, situações e acontecimentos de vida, mas também junto de decisores, contribuindo para informar políticas públicas nas mais diversas áreas.
INTERNACIONAL
A nível internacional a OPP, como membro da Global Psychology Alliance, contribuiu para um vídeo internacional onde mais de 34 países, em 26 línguas partilharam o significado da Saúde Mental. Clique na imagem ou aqui para assistir.
Deixamos ainda aqui o statement da Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA). E a mensagem do secretário geral da ONU, António Guterres, que utilizou o dia para apelar ao investimento em cuidados de qualidade.