Francisco Miranda Rodrigues é o novo Presidente da Federação Ibero-americana de Associações e Colégios de Psicologia

22.Novembro.2022

O actual Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses assumiu esta segunda-feira a presidência da Federação Ibero-americana de Associações e Colégios de Psicologia (FIAP). É o início de um mandato que vai ter como tema central o papel dos psicólogos na erradicação da pobreza.

"A pobreza é um problema comum a todos estes países e os psicólogos têm de dar o seu contributo para que seja erradicada. Existe uma relação forte e estudada entre a pobreza e os problemas de saúde mental, mas também com outros grandes desafios da humanidade como a crise climática ou as migrações, os refugiados e a sua integração. Os psicólogos têm aqui um papel importante", afirma Francisco Miranda Rodrigues.

Um dos objectivos neste mandato é estruturar as acções e organizar os contributos da FIAP para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e erradicar a pobreza é o primeiro deles.

O presidente da FIAP explica que "quando alguém está com graves problemas económicos, e não sabe se vai conseguir alimentar os filhos nesse dia, dificilmente consegue tomar as melhores decisões para sair da situação em que se encontra. As perdas e a escassez afectam a saúde mental, criando sofrimento e retiram espaço mental para a resolução de problemas no dia-a-dia o que leva muitas vezes à manutenção ou agravamento da situação de pobreza". "É preciso trazer mais ciência para abordar este tema e deixar algumas crenças à porta, como nos ensinou também a pandemia", acrescenta o recentemente empossado Presidente da FIAP.

Neste mandato, Francisco Miranda Rodrigues propõe-se também a reforçar a ligação entre os países da FIAP e a estabelecer a troca de sinergias e boas práticas no espaço ibero-americano. Serão ainda organizados eventos e espaços de partilha e encontro entre os membros das diferentes Associações e Colégios de Psicólogos.

O mandato vai durar até setembro de 2024.

#FIAP - A Federação Iberoamericana de Associações e Colégios de Psicólogos (FIAP) foi criada durante o III Congresso Ibero-americano de Psicologia em Bogotá, 2002. Foram identificados, entre outros, como objetivos da Federação: promover a comunicação e cooperação entre as associações membros da América Latina e contribuir para o seu desenvolvimento, promover a aplicação da psicologia como forma de melhorar o bem-estar daqueles a quem os psicólogos prestam os seus serviços e promover o desenvolvimento da psicologia e a sua aplicação, com particular destaque para a formação profissional e estatuto profissional dos psicólogos.

Fazem parte da FIAP a Federação de Psicólogos de la República Argentina, a Sociedade Chilena de Psicologia Clínica, o Colégio Colombiano de Psicólogos, O Conselho Geral da Psicologia de Espanha, o Colégio de Psicólogos da Guatemala, o Conselho Nacional para o Ensino e Investigação em Psicologia do México, o Colégio de Psicólogos do Peru, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Federação de Psicólogos de Venezuela e a Sociedade Brasileira de Psicologia.