Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses visitou instituições do concelho para conhecer a prática da Psicologia na região

Trilhos da Psicologia passaram em Pombal

06.junho.2023

Em: Delegação Regional Centro

A direcção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a direcção da Delegação Regional Centro (DRC) visitaram na segunda-feira, 5 de junho, algumas instituições de Pombal onde trabalham psicólogos, na iniciativa ‘Trilhos da Psicologia’.

A CERCIPOM, onde trabalham 10 psicólogos, foi a primeira instituição a ser visitada.

Seguiu-se a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP), uma das escolas vencedoras do selo Escola SaudávelMente. Ali estudam 460 alunos, em cursos como Técnico de Mecatrónica, Eletromecânica, Farmácia ou Turismo. Em cada sala visitada estava presente a essência de cada profissão. "Adoro esta sala não por aquilo que ela é, mas por aquilo que pode fazer", referiu o director, explicando que ali se trabalha teoria, prática e trabalho em equipa e multidisciplinariedade. "Ao abrirem os motores os alunos têm de preencher uma ficha onde usam matemática, física. Têm de saber ler em inglês o manual de utilizador de cada motor. É o que vão precisar na vida real", explicou.

Já na parte da tarde as cinco psicólogas da autarquia receberam os representantes da OPP e partilharam o trabalho que é feito na autarquia.

O dia encerrou com uma sessão aberta aos psicólogos. Um momento de partilha de dificuldades de questões e respostasEm representação da direcção nacional da OPP estiveram a vice-presidente Sofia Ramalho e os membros da direcção Tiago Pereira, Alexandra Antunes, Ana Lage Ferreira e Daniel Coelho. A direcção da Delegação Regional Centro (DRC) esteve representada pela presidente Linda Vaz e por Catarina Calado. Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que a consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objectivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.