O primeiro local a ser visitado foi o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, que abrange toda a região abaixo do Tejo. Tem 54 camas de internamento e uma lista de espera de cerca de 80 doentes. Ali trabalham dois psicólogos.
A comitiva da OPP foi depois recebida na Câmara Municipal de São Brás de Alportel pela vice-presidente, Marlene Guerreiro, e por psicólogos que trabalham em várias áreas no concelho.
Já na parte da tarde, a direção da OPP esteve reunida com as psicólogas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, em Faro. Conheceu a realidade do trabalho naquele local e respondeu a dúvidas levantadas pelas psicólogas presentes.
O dia terminou com uma reunião aberta aos psicólogos da região no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro.
Em representação da direção nacional da OPP esteve a vice-presidente Sofia Ramalho e o membro da direção Tiago Pereira. A direção da Delegação Regional do Sul (DRS) foi representada pela presidente Raquel Raimundo e pelos membros da direção Gabriel Soares e Carla Fernandes.
Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.