A ADSE passou a validar em tempo real, através de comunicação eletrónica de dados com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), se os prestadores de actos em psicologia têm inscrição válida na OPP, podendo, a partir dessa condição, realizar os actos referidos. A informação é automatizada, através de uma questão colocada pela base de dados da ADSE à base de dados da OPP e sucessiva resposta de validação ou invalidação, via webservice, para a ADSE.
A OPP é a primeira associação pública profissional com quem a ADSE tem este automatismo, que entra agora em vigor na sequência de um protocolo de colaboração entre as duas entidades e de desenvolvimentos conjuntos.
Esta forma de colaboração entre as duas entidades previne a eventual prestação de cuidados por profissionais não habilitados, protegendo a segurança das pessoas que procuram o serviço dos psicólogos. Vai também facilitar os processos de reembolso, eliminando a necessidade de confirmação de dados por outras vias. Está ainda preparada para a verificação da existência ou não de especialidades profissionais da OPP do psicólogo, podendo esse facto vir a ser valorizado em processos de reembolso, de acordo com o que tem sido defendido pela OPP.