Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Inscrições Abertas

Fórum Temático DRC | "Medida de Acolhimento Familiar"

16.fevereiro.2024

Em: Delegação Regional Centro

Estão abertas as inscrições para o fórum temático "Medida de Acolhimento Familiar". Dinamizado pela Delegação Regional do Centro da OPP, o fórum decorrerá no próximo dia 20 de Março, entre as 18h30 e as 20h30m.

Principais objectivos: 
- Enquadrar a medida de Acolhimento Familiar em Portugal;
- Apresentar a resposta de Acolhimento Familiar das Aldeias SOS;
- Refletir sobre o papel do/a psicólogo/a na implementação da medida de Acolhimento Familiar.

O fórum será dinamizado por Cristina Cabeleira (CP 6208) e por Ana Afonso (CP 16281). 

Inscrições aqui

Cristina Cabeleira (CP 6208)
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária, com Mestrados em Intervenção Psicossocial e em Arteterapia Transdisciplinar. Psicoterapeuta em formação, com a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Experiência diversificada em intervenção social e comunitária (em Moçambique, Espanha e Portugal) particularmente com recurso a mediadores artísticos; Trabalha há vários anos no âmbito da promoção e proteção à infância, actualmente como Coordenadora Nacional do Acolhimento Familiar na Associação Aldeias de Crianças SOS. Desenvolve paralelamente actividade de psicologia clínica, no privado. Com interesse particular por promover debates e reflexões grupais.

Ana Afonso (CP 16281)
Mestre em Psicologia - especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nos Problemas Psicológicos e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Pós-graduação em Neuropsicologia Educacional.Ao longo do percurso profissional tem trabalho com públicos vulneráveis na área da protecção infantil, deficiência e saúde mental, em contexto de equipa multidisciplinar e em respostas residenciais. A promoção dos direitos e protecção de crianças e jovens em perigo tem sido área de eleição, com investimento em formação especializada neste domínio e com experiência em respostas de acolhimento residencial desde 2017 . Actualmente, assume a direcção técnica da Instituição de Enquadramento para o Acolhimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS, no distrito da Guarda.