Viseu

Ordem presente nas VII Jornadas de Psicologia

31.maio.2012

A Ordem dos Psicólogos Portugueses marcou presença nas VII Jornadas de Psicologia, que decorreram esta semana na cidade de Viseu. Miguel Ricou, Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dirigiu a Conferência “Psicologia: Deontologia e Exercício Profissional”.

Para Miguel Ricou, o fundamental para o exercício ético da profissão é a responsabilidade. Nesse sentido, «é necessária formação para promover competência ao nível do raciocínio ético, ou seja, o profissional ser capaz de identificar dilemas, ponderar os princípios éticos, com vista a aumentar o grau de segurança das suas decisões», afirmou. «A expectativa de quem recorre a um psicólogo é que ele seja excelente», pelo que, o padrão médio do psicólogo «tem que ser a excelência».

O encontro pretendeu ser um espaço de exposição, debate e partilha de conhecimento entre profissionais, investigadores, docentes e estudantes de Psicologia. Durante dois dias 36 oradores provenientes de algumas das mais importantes universidades portuguesas, como a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Évora, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Miguel Torga e o próprio Instituto Piaget, estiveram reunidos na cidade de Viseu.

As Jornadas foram uma iniciativa do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu e realizaram-se, nas instalações do Campus Universitário de Viseu.