Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos

01.abril.2024

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos, de acordo com dados da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Esta linha foi lançada durante a fase inicial da pandemia através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

"O lançamento desta linha foi fundamental durante a pandemia e os números mostram a importância da sua continuidade. A LAP tem sido um apoio importante para milhares de pessoas", afirma o Bastonário, Francisco Miranda Rodrigues, agradecendo a todos os que estiveram envolvidos na sua criação e aos psicólogos que nela trabalham.

O número de utentes atendidos tem aumentado durante estes quatro anos. Passou de 50 mil chamadas em 2020 para 64.500 em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a LAP já recebeu mais de 15 mil chamadas. Do total de chamadas atendidas, mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde, de acordo com os dados revelados em comunicado da SPMS.

Desde o seu lançamento no dia 1 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de COVID-19, esta linha tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português, tendo atendido 4885 chamadas nesta língua.

Atendimento da LAP é realizado exclusivamente por psicólogos

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, especialistas em psicologia clínica e da saúde, que lidam com questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e crises emergentes.

Nestes últimos casos, a Linha desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

O Bastonário da OPP acrescenta ainda que "falta que a linha passe a permitir o rápido encaminhamento para psicólogos nos centros de saúde sempre que necessário, sendo que para isso é também necessário resolver o eterno problema da falta de psicólogos nos centros de saúde."

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 está disponível todos os dias do ano. Está integrada na Linha telefónica do SNS 24, através do 808242424 e também está disponível em língua inglesa.