Trilhos da Psicologia em Moura e Beja

“Alertamos para o que pode ser o êxodo dos psicólogos da área social”

03.maio.2024

O aviso é da vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho

A vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, alertou esta sexta-feira, 3 de maio, "para o que pode ser o êxodo dos psicólogos na área social para outras áreas devido às baixas condições remuneratórias no setor social". Foi durante uma reunião com psicólogos do concelho de Moura, realizada na Câmara Municipal de Moura.

Os psicólogos da área social voltaram aqui, como noutras localidades onde a direção da OPP se tem deslocado, a lembrar as difíceis condições de quem trabalha na área social.

Antes desta reunião, a direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses conheceu a Moura Salúquia - Associação de Mulheres do Concelho de Moura. Tem várias valências, como duas creches, um Atelier de Tempos Livres e novos projetos para o futuro.

A última reunião do dia juntou vários psicólogos do distrito de Beja na Cáritas Diocesana de Beja. Estas visitas fizeram parte de mais uma edição de Trilhos da Psicologia, organizados pela Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Em representação da Direção Nacional da OPP estiveram a vice-presidente Sofia Ramalho e o vogal Tiago Pereira. A direção da Delegação Regional do Sul esteve representada pela presidente Raquel Raimundo e pelos vogais Gabriel Soares, Ana Meira e Raquel Granjo.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.