Trilhos da Psicologia em Leiria: "há uma enorme falta de psicólogos no sector público"

18.junho.2024

Alerta foi dado pela Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, durante uma visita a várias instituições da cidade no âmbito da iniciativa Trilhos da Psicologia, organizada pela direcção da Delegação Regional do Centro

A vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alertou esta segunda-feira, dia 17 de junho, para a falta de psicólogos no sector público no distrito de Leiria. "Há uma enorme falta de recursos, incluindo na área da educação", especificou Sofia Ramalho.

No Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, o diretor e a coordenadora do agrupamento reconheceram ser "imprescindível o bom trabalho realizado pelos psicólogos do agrupamento" e lamentaram não ter psicólogos suficientes para as necessidades.

"Tendo em conta que esta é uma escola de referência no trabalho com o autismo e a intervenção precoce é importante que seja reforçado o número de psicólogos e dada a garantia de continuidade dos psicólogos colocados por via do financiamento público", defendeu a vice-presidente da OPP.

Os representantes da OPP visitaram ainda a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Foram recebidos na Câmara Municipal de Leiria pelo Presidente Gonçalo Lopes e pela vereadora Ana Valentim.

O dia terminou com uma reunião aberta com psicólogos do distrito, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Leiria.

Em representação da Direção Nacional da OPP esteve a vice-presidente Sofia Ramalho. A direção da Delegação Regional do Centro (DRC) foi representada pela presidente Linda Vaz e pelos vogais Sérgio Viana, Susana Amaral e Inês Guiomar.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.