Depois da apresentação do Congresso de Lisboa, entusiasticamente recebida pelos participantes do VIII Congresso Iberoamericano que decorreu em S. Paulo, Brasil, o novo presidente da FIAP afirmou o seu empenhamento num trabalho para dar maior visibilidade à psicologia iberoamericana, relevando a importância crescente que tem no mundo actual, bem como as oportunidades que oferece aos psicólogos dos respectivos países.
Integram ainda a Junta Executiva da FIAP dois membros da Direcção da Ordem, Francisco Rodrigues – vice-presidente para a Disseminação e Samuel Antunes – Vice-presidente para a Certificação Profissional.
Durante o Congresso foi assinado a declaração de fundação do projecto RIPE – Rede Iberoamericana de Psicologia de Emergências de que a Ordem é membro fundador. Foram ainda realizadas múltiplas reuniões de trabalho, por áreas específicas, em que a Ordem assumiu um papel de relevo, ficando encarregue da coordenação de algumas iniciativas desses grupos de trabalho.
Importa destacar o papel que a Ordem dos Psicólogos Portugueses vem a assumir, tanto no plano nacional, como internacional, e o significado que tem a entrega de tão grandes responsabilidades a uma organização profissional jovem, que assim vê reconhecido o mérito das suas intervenções em defesa da ciência e da profissão.
O Bastonário exercerá este cargo até à realização do IX Congresso da FIAP, que terá lugar em Lisboa em Setembro de 2014, e que será realizado simultaneamente com o 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.