Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Inscrições Abertas | 21 de maio de 2025 | Formato Online

XI Seminário de Psicologia da Educação

08.maio.2025

A Direção-Geral da Educação, o Centro Euroguidance Portugal e a Ordem dos Psicólogos Portugueses promovem, numa ação conjunta, o XI Seminário de Psicologia da Educação, que se realizará no próximo dia 21 de maio de 2025, em formato online.

Sob o tema "Construir Escolas Seguras para Percursos de Bem-Estar e Sucesso", esta iniciativa visa criar um espaço de reflexão e debate em torno das práticas e políticas educativas que contribuem para a construção de contextos escolares seguros, inclusivos e promotores de pertença, participação e sucesso educativo.

O Seminário contará com a participação de especialistas nacionais de referência, que abordarão estratégias de prevenção, intervenção e promoção do bem-estar psicológico e da saúde mental em meio escolar, fundamentais para garantir percursos de sucesso e desenvolvimento integral de crianças e jovens. O Seminário abordará ainda de que modo contextos escolares seguros, inclusivos e emocionalmente positivos favorecem o desenvolvimento vocacional e a definição de projetos de vida significativos e adequados às características de cada aluno.

As inscrições estão abertas e destinam-se a psicólogas(os) escolares, docentes, técnicos especializados, dirigentes escolares e outros profissionais da educação, bem como a encarregados de educação e demais agentes da comunidade educativa.

Pode consultar o programa aqui.

Para efetuar a sua inscrição (gratuita) aqui.

Nota: Cada inscrição é única. O link que irá receber com o acesso à plataforma zoom é intransmissível, caso o partilhe compromete o seu acesso.

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Biografia dos Oradores

Ana Filipa Alves -  Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior, em 2009, e Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, em 2017. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Tem diversas publicações científicas. O seu trabalho tem sido desenvolvido junto de crianças e adolescentes do pré-escolar ao 12º ano, articulando com as famílias, agentes da comunidade educativa e instituições externas. Trabalha no Agrupamento de Escolas de Valbom e no Agrupamento de Escolas de Ermesinde há 8 anos, sendo coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação, elemento no Conselho Pedagógico, elemento da EMAEI, e ainda orientadora de estágios curriculares.

Ana Margarida Veiga Simão - Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI), onde se insere o Programa de Estudos do Cyberbullying. Tem desenvolvido a sua atividade de ensino, investigação e supervisão no domínio da Psicologia da Educação. Tem várias publicações e tem sido responsável por diversos projetos de investigação, com financiamento competitivo, no domínio da promoção da pró-socialidade e da convivência sem Cyberbullying, sendo o mais recente Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying.

Conceição Bernardes - informação disponibilizada em breve.

Daniel Rijo - Professor Associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde leciona nas áreas clínica e forense. É psicoterapeuta credenciado e é coordenador do CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental. Tem desenvolvido a sua atividade de ensino, investigação e supervisão nas áreas clínica e forense, tendo sido responsável por diversos projetos de investigação com financiamento competitivo relacionados com programas de reabilitação de agressores, juvenis e adultos, em contexto comunitário e em contextos de reclusão. Tem orientado diversos alunos de doutoramento nas áreas clínica e forense.

Hugo Batista e Guinote - Intendente da Polícia de Segurança Pública. Entre 1999 e 2010 foi comandante de Esquadras nos Distritos de Faro e Lisboa, e exerceu funções no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).Desde 2012 chefia a Divisão de Prevenção criminal, Proximidade, Programas especiais e Direitos Humanos na Direção Nacional da PSP.

Hugo Fernandes -Psicólogo na Direção Regional de Educação da RAM (Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados). Mestre em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atua nas áreas da psicologia da saúde ocupacional, apoio à tomada de decisão e à gestão organizacional. Paralelamente, desenvolve trabalho e interesse no acompanhamento individualizado ao nível da promoção da saúde, no desenvolvimento pessoal e adaptação psicossocial. As áreas de investigação incluem saúde ocupacional, saúde e políticas públicas, psicometria, ética e identidade profissional.

Manuela Veríssimo - Manuela Veríssimo obteve a Licenciatura em Psicologia Clínica pelo ISPA e o Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade do Quebec em Montreal, Canadá. Atualmente é Vice-Reitora, coordenadora da Área Científica de Psicologia do Desenvolvimento do ISPA e Diretora da Unidade de Investigação William James Center for Research. Coordenou vários projetos de investigação financiados pela FCT e outras instituições. Publicou vários artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e apresentou comunicações nas mais importantes conferências internacionais, relacionadas com a Psicologia do Desenvolvimento, tendo sido convidada para proferir palestras Key Notes e organizar simpósios. Prestou consultoria em projetos de investigação em Espanha, França, Peru e EUA. Em 2011 recebeu o Prémio Bowlby Ainsworth do Center for Mental Health Promotion e The New York Attachment Consortium pela sua contribuição na investigação e ensino no campo da Teoria da Vinculação.
A investigação de Manuela Veríssimo pretende enfatizar a ligação entre a qualidade das relações de base segura, durante a primeira infância e a infância, e uma série de resultados nos domínios do desenvolvimento social e emocional. Considera que a teoria da vinculação necessita de incorporar a noção de que a criança constrói uma rede de vinculação nos primeiros anos de vida que condicionará o seu desenvolvimento. Neste sentido, está particularmente interessada em estudar o papel da interação e relação pai/filho. Finalmente, a sua investigação está profundamente incorporada nas perspetivas de desenvolvimento e transculturais.

Maria Joao André - Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Com vasta experiência clínica desde 2001, exerce funções em contexto escolar desde 2006. Detentora de várias pós-graduações em áreas como Terapia Cognitivo-Comportamental, Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Psicologia Escolar e Educacional e Desenvolvimento Local Colaborativo. Atualmente, é psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação no Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, formadora acreditada pelo CCPFC e responsável técnica da Clínica Tarefa Mágica, Lda.

Maria Paula Paixão - Professora Associada de Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É doutorada em Psicologia, lecionando Motivação e Emoção na licenciatura em Psicologia e várias unidades curriculares de Psicologia da Educação e Aconselhamento de Carreira, tanto ao nível do Mestrado como do Doutoramento, na área científica da Psicologia da Universidade de Coimbra e no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia da Educação. É atualmente Diretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e Presidente dos seus Conselhos Científico e Pedagógico. Tem várias publicações nacionais e internacionais sobre os temas da psicologia educação, orientação e aconselhamento de carreira, motivação e perspetiva temporal. É membro fundador da European Society for Vocational Designing and Career Counselling.

Mariana Negrão - Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Doutora pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Os domínios de atuação e investigação centram-se nas questões da Parentalidade, Adversidade e Desenvolvimento e da Promoção e Proteção dos Direitos da Criança – temas a partir dos quais desenvolve atividade clínica, de investigação, de formação e comunicação científica. Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação, responsável pela avaliação e acompanhamento de crianças e pais, e supervisora em casas de acolhimento e instituições de enquadramento de acolhimento familiar.

Mariana Carvalho - Licenciada em Ciências do Ambiente pela Universidade Moderna do Porto. É membro do Conselho executivo da CONFAP - Confederação Nacional Associação de Pais deste 2019 e Presidente do Conselho Executivo desde 2022. Integra ainda outros conselhos ligados aos contextos educativos enquando Conselheira. 

Marisa Simões Carvalho - Concluiu licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto, mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia Vocacional na Universidade do Minho e doutoramento em Ciências de Educação na Universidade Católica Portuguesa. É, atualmente, Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia e membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa. Nesta universidade, ocupa o cargo de Provedora para a Igualdade e Inclusão no Centro Regional do Porto. Os seus interesses de investigação centram-se, sobretudo, na educação inclusiva, promoção de comportamentos positivos para uma escola mais inclusiva e papéis e liderança de psicólogos escolares. É autora de publicações em revistas internacionais, em livros e capítulos e em encontros científicos nacionais e internacionais, entre outros. Tem participado em projetos nacionais e internacionais relacionados com os seus interesses de investigação.

Marta Teixeira Bastos - Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Psicóloga no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Psicóloga Clínica em consultório privado. Autora de Publicações e Comunicações na área da Solidão, da Vinculação e do Desenvolvimento Socioemocional e Vocacional em contextos educativos. Orientadora de estágios curriculares e profissionais. Membro da Assembleia de Representantes da OPP (desde dezembro 2024). Cédula Profissional nº 3042. 

Nuno Teixeira - Psicólogo especialista nas áreas de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia Clínica e Saúde. Formador certificado nas áreas de Educação para a Saúde e Práticas de Educação para a Saúde (Educação Sexual). Coordenador da Delegação Regional do Norte Associação para o Planeamento da Família (APF). Coordenador/psicólogo de vários projetos de intervenção social. Membro do Grupo de Trabalho para a Prevenção e Combate aos Casamentos Infantis, Precoces e Forçados, promovido pelo Governo de Portugal - Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade. Coautor do "Livro Branco" – Recomendações para Prevenir e Combater o Casamento Infantil, Precoce e/ou Forçado. Participou na elaboração do Roteiro da União Europeia para Referenciação sobre o Casamento Forçado e/ou Precoce para Profissionais de 1ª linha. Participou em vários fóruns e redes de parcerias nacionais e internacionais. Participou enquanto orador, em vários congressos, conferências e seminários nacionais e internacionais. Orientador de vários estágios curriculares e profissionais. Coautor dos seguintes estudos e artigos: "Caracterização dos determinantes da infeção por VIH nos trabalhadores do sexo masculinos" "Caracterização e diagnóstico dos problemas e necessidades da população do Bairro da Biquinha" , "Parentalidade precoce" , "O papel da mulher na sociedade" , "Representações masculinas no uso da contraceção" e "Intervenção na comunidade do Bairro da Biquinha".

Paula Costa Ferreira - Doutorada em Psicologia da Educação, coordena o Programa de Estudos sobre Cyberbullying e é membro da direção do grupo de investigação ProAdapt do Centro de Investigação em Ciência Psicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se no cyberbullying, no comportamento pró-social e em intervenções digitais que recorrem a jogos sérios e inteligência artificial. Tem liderado e colaborado em vários projetos nacionais e internacionais, desenvolvido recursos educativos para escolas e publicado amplamente em revistas científicas com revisão por pares. O seu trabalho cruza psicologia, educação e tecnologia com o objetivo de promover ambientes digitais mais seguros e emocionalmente conscientes para os jovens.

Pedro Dias - Professor Associado de Psicologia da Universidade dos Açores e Investigador Integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa. Doutorado em Psicologia Clínica, desenvolve investigação sobre psicopatologia do desenvolvimento, avaliação e intervenção psicológica e promoção da saúde mental. Coordena a equipa portuguesa do projeto europeu Let's Care, dedicado à promoção de ambientes educativos seguros como fatores de proteção contra o abandono escolar precoce e o baixo rendimento académico.

Ricardo Barroso - Psicólogo, com especialização em Psicologia Clínica e em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Professor Associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigador da Universidade do Porto. Desde há vários anos que tem dedicado especial atenção aos processos de avaliação e intervenção psicológica nos comportamentos agressivos em jovens e adultos. No âmbito da sua atividade profissional já foi consultor de organizações governamentais nacionais (ex: Ministério da Justiça) e internacionais (ex: Nações Unidas). Atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.

Ricardo Rodrigues - Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL desde 2013. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação e tem trabalho publicado na área da Psicologia Social do Desenvolvimento, nomeadamente sobre a promoção do bem-estar e de relações sociais e interculturais positivas e inclusivas, na infância e adolescência, particularmente em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). Coordenou e integra a equipa do Projeto TEIP4 no Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte-Iul, que envolve a consultoria a vários agrupamentos de escolas da região de Lisboa. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).

Rosa Saavedra Psicóloga - Licenciada e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Assessora Técnica da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, onde coordena os Serviços de Sede no Porto, a Unidade de Investigação & Conhecimento e a Unidade da Prevenção. Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.  Membro do CIJ – Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça da mesma faculdade.  Os seus interesses de investigação e intervenção têm estado centrados no desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de prevenção da violência, nos procedimentos de avaliação de risco junto de vítimas particularmente vulneráveis e na definição de abordagens organizacionais centradas na vítima e informadas no trauma.

Sofia Mendes - Doutorada em Psicologia, na área científica Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação versam a prática profissional da psicologia escolar, a organização e funcionamento dos serviços de psicologia e orientação, área em que possui cerca de 10 anos de experiência profissional. Entre 2012 e 2015, foi bolseira pela FCT e pela FLAD, o que lhe permitiu realizar parte da sua formação doutoral na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas científicas indexadas com revisão por pares, contando com a publicação do livro "A prática profissional da psicologia escolar", editado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Atualmente, é Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade Lusíada do Ponto, onde coordena o Mestrado em Psicologia da Educação e integrada no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da mesma universidade. É Presidente do Conselho de Especialidades da Psicologia da Educação da OPP; autora e formadora no curso Consultoria em Contexto Escolar: Fundamentos para a Prática Profissional, disponibilizado pelo programa Valoriza-me da OPP; e coordenadora científica e docente na Especialização em Psicologia Escolar e da Educação do Instituto CRIAP.

Sofia Neves - Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho. É Professora Associada na Universidade da Maia (UMaia) e coordenadora do Polo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG - ISCSP/ULisboa) da UMaia. A sua principal área de interesse científico é a Violência de Género, tendo sido reconhecida, em 2013, pelo European Institute for Gender Equality (EIGE), como perita na matéria. É autora de várias publicações científicas e tem coordenado vários projetos de investigação. Atualmente coordena a equipa portuguesa do Uni4Equity, um projeto financiado pela Comissão Europeia que visa a prevenção e o combate ao assédio sexual nas universidades europeias. É também um dos membros do Grupo Técnico-científico do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Sónia Gomes - Psicóloga Clínica e Educacional, com 16 anos de experiência profissional em serviços de psicologia e Orientação em escolas públicas. Atualmente, psicóloga no Agrupamento de escolas Moinhos da Arroja. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) (ações de formação para professores) Licenciada em psicologia Clínica, Mestre em Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Mestre em Psicologia da Educação e da Orientação pela Faculdade de Psicologia da universidade de Lisboa. Doutoranda na área da Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Membro da equipa de Investigação do Programa de Estudos sobre Cyberbullying (PEC) na Faculdade de Psicologia.

Tânia Nunes - Psicóloga no Agrupamento de Escolas de Cristelo. Investigadora no Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Aprendizagem da Universidade do Minho. Docente no Ensino Superior. É Psicóloga Escolar e Educacional, com mestrado em Psicologia Escolar e Educacional e Doutoramento em Psicologia Aplicada à área escolar e educacional, ambas as formações realizadas na Universidade do Minho. Autora e coautora de várias publicações nacionais e internacionais na área da promoção do sucesso escolar em revistas científicas. Preletora em congressos e seminários e formadora na área da aprendizagem, psicologia e sucesso escolar. Tem várias formações avançadas na área da consulta psicológica educacional, em áreas como a dislexia, perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sobredotação, orientação vocacional, autorregulação da aprendizagem, educação inclusiva e mindfulness. Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e com especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Destaca a Autorregulação da Aprendizagem, a Educação Inclusiva, as Mentorias e Tutorias, o Envolvimento Escolar e o Bem-Estar Socioemocional como os seus principais temas de interesse.

Teresa Santos - Psicóloga, formada pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, com especialização em Psicologia Educacional. Atualmente, sou técnica do Instituto de Apoio à Criança (IAC) e integro o serviço SOS-Criança e Jovem, onde também desempenho funções no projeto de intervenção socioeducativa "Escola Alfaiate". O meu trabalho tem sido desenvolvido em contextos de vulnerabilidade para a promoção da saúde mental infantojuvenil. Tenho participado em diversas ações de voluntariado e formação contínua com foco em temáticas como mindfulness, identidade de género, educação sexual, adição às tecnologias e comportamentos de risco.