Sofia Ramalho propôs que a OPP pudesse, num futuro próximo, contribuir para alargar o estudo de caracterização dos serviços de psicologia existentes no Ensino Superior já iniciado no Fórum Nacional de Psicologia (que reúne as 31 Escolas de Psicologia em Portugal). O objetivo é definirem-se novas estratégias para o futuro, nomeadamente "a construção de um referencial para a intervenção dos psicólogos no Ensino Superior, à semelhança do que já foi feito para o Ensino Básico e Secundário", sugeriu a Bastonária. Além disso, "quando estiverem disponíveis os primeiros indicadores de avaliação dos programas de Saúde Mental no Ensino Superior, estamos prontos para contribuir para a organização e integração das respostas de intervenção psicológica".
A representante da OPP alertou também para a dificuldade na continuidade das intervenções com estudantes com necessidades educativas específicas, na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior. "É importante a articulação e o alinhamento entre os serviços prestados pelos psicólogos nos dois contextos, para que as medidas de apoio e de intervenção não sejam interrompidas. Quer no caso das medidas de acompanhamento de situações mais específicas, quer nas medidas ou programas preventivos e de promoção de competências", explicou.
Foi ainda afirmada a disponibilidade da OPP para colaborar na promoção de literacia em saúde mental, e no apoio à investigação sobre saúde mental, para o desenvolvimento de boas práticas baseadas em evidência e atualização de instrumentos e programas de promoção e prevenção.
Na reunião esteve também presente a Presidente do Conselho de Especialidade da Psicologia da Educação, Sofia Mendes.