Esclarecimento sobre a actual situação dos psicólogos estagiários

15.julho.2010

Têm chegado à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) diversos pedidos de esclarecimento, por parte de membros da Ordem, relativamente à possibilidade de acederem, na condição de estagiários, a ofertas de emprego e/ou a programas de estágios profissionais.

Uma vez que a Ordem se encontra, no momento, a aguardar a homologação do Regulamento de Estágios por parte do Ministério da Saúde, é nosso entendimento que os membros estagiários devem poder dar continuidade à sua vida profissional, no cumprimento das condições que dizem respeito ao exercício da psicologia, descritas na Lei 57/2008, de 4 de Setembro, candidatando-se a ofertas de emprego e/ou à realização de estágios profissionais, desde que tenham o seu processo de inscrição na Ordem devidamente regularizado.

Quando o Regulamento de Estágios for aprovado e entrar em vigor, será da competência da Ordem a análise da situação de cada membro estagiário a essa data e o reconhecimento da experiência profissional e/ou dos estágios profissionais entretanto realizados.

As entidades e instituições potencialmente empregadoras de psicólogos são parte importante neste processo de inserção no mercado de trabalho contribuindo para o crescente reconhecimento dos Psicólogos nas mais diversas áreas de actividade, e consequente aumento da sua empregabilidade, devendo assim continuar a aceitar o contributo destes profissionais com o enquadramento acima referido.

A Direcção da OPP