O evento, que contou com a presença de representantes dos três municípios e de diversos profissionais de saúde, começou com uma sessão de abertura institucional, na qual interveio Gaspar Ferreira, Presidente da Delegação Regional Norte da OPP, a par dos Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.
Na sua intervenção, Gaspar Ferreira destacou "a importância de reforçar a colaboração intermunicipal na promoção da saúde mental e de integrar a Psicologia na resposta às necessidades das comunidades e dos contextos laborais".
Posteriormente, o Presidente da DRN/OPP foi orador no painel "Saúde psicológica, riscos psicossociais e a importância da sua prevenção", moderado por Sofia Pinto, da Câmara Municipal de Amares, sublinhando a relevância da prevenção dos riscos psicossociais como eixo estratégico para organizações mais sustentáveis, produtivas e saudáveis.
O Fórum incluiu ainda intervenções de Sofia Gomes (ULS Alto Ave) e Catarina Gomes (Diretora do Manicómio), num programa que promoveu a reflexão sobre o sono, o bem-estar e os novos paradigmas da saúde mental em Portugal.
A DRN/OPP agradece, em particular, o acolhimento e colaboração da Psicóloga do Município de Terras de Bouro, Filipa Moreira, pela coordenação local e pelo trabalho conjunto na promoção de políticas de saúde mental baseadas em evidência científica e na valorização dos psicólogos em contexto municipal.
Na foto Sofia Pinto (Psicóloga na CM Amares), Gaspar Ferreira, Presidente da Delegação Regional Norte da OPP e Filipa Moreira (Psicóloga na CM Terras de Bouro).