Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Visita institucional à Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita, em Castro Marim

20.novembro.2025

Em: Delegação Regional Sul

A importância da saúde mental, o envelhecimento da população e o diagnóstico de demências em idades cada vez mais precoces reforçam a necessidade de práticas de intervenção cada vez mais científicas e eficazes. Neste contexto, a Delegação Regional do Sul (DRSul) tem procurado estar próxima de todos aqueles que diariamente dão o seu melhor e marcam a diferença.

A DRSul realizou uma visita à Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita, em Castro Marim, fortalecendo a proximidade e a articulação com as equipas locais, bem como o compromisso da Ordem com a valorização das boas práticas psicológicas.

Durante a visita teve lugar uma reunião de trabalho com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim José Cabrita, a Diretora Técnica Iola Fernandes, e as psicólogas Iolanda Santos e Cristina Valentim. A reunião foi dedicada à reflexão sobre o modelo de intervenção, as boas práticas e as referências nacionais e internacionais, bem como aos desafios sociais e de saúde na área das demências.

Por parte da Delegação Regional do Sul marcaram presença o Presidente da DRSul e a Vogal Ana Filipa Silva.

Legenda da fotografia:
Da esquerda para a direita — Ana Filipa Silva (Vogal da DRSul), José Cabrita (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim), Iolanda Santos (Neuropsicóloga), Cristina Valentim (Psicóloga), Iola Fernandes (Diretora Técnica da Unidade Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita) e Miguel Coutinho (Presidente da DRSul).