
A reunião teve como principal objetivo apoiar e acompanhar a implementação do Serviço de Psicologia autónomo naquela ULS, reforçando a importância da autonomização destes serviços para uma resposta mais eficaz, integrada e de maior qualidade às necessidades da população.
A criação de Serviços de Psicologia autónomos nas ULS está prevista no despacho do Ministério da Saúde que define a organização destes serviços, reconhecendo o papel estruturante da Psicologia no Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de garantir uma liderança técnica própria, capaz de promover uma melhor articulação entre cuidados, uma gestão mais eficiente dos recursos e o desenvolvimento da intervenção psicológica.

Atualmente, cerca de 70% das Unidades Locais de Saúde já dispõem de Serviços de Psicologia autónomos, refletindo a implementação progressiva desta medida em todo o país. A Ordem dos Psicólogos Portugueses continua a acompanhar este processo, trabalhando em estreita colaboração com as administrações das ULS e com os Psicólogos para assegurar que esta transformação se concretiza de forma consistente e contribui para o reforço da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos.





















